Cidadeverde.com

Atitudes que todo gestor de escritório de advocacia deve adotar

Imprimir

INFORME PUBLICITÁRIO

Um gestor exerce papel estruturante para o sucesso do negócio e deve tomar atitudes que reverberem confiança e competência a toda a equipe. Confira algumas delas:

O gestor de escritório de advocacia ocupa posição de alta responsabilidade em relação ao negócio e à equipe. Por isso, deve adotar posturas e executar ações que impactam positivamente o trabalho, ajudando a alcançar novos patamares de eficiência e qualidade.

Algumas atitudes são óbvias, enquanto outras, nem tanto. Um bom exemplo é a delegação de tarefas, que costuma caminhar em sentido oposto ao clássico pensamento "se quiser algo bem feito, faça você mesmo". O importante é o gestor estar atento às estratégias que fazem valer seu papel estruturante no sucesso do empreendimento.

Boa gestão do tempo

O tempo é um recurso valioso, especialmente na rotina atarefada do advogado. Um gestor de escritório de advocacia deve sempre buscar maneiras para melhor aproveitar o período do expediente, tanto para si quanto para a sua equipe.

O segredo para a gestão eficiente do tempo está em identificar e eliminar os principais vilões responsáveis por consumir as horas, muitas vezes  em  atividades operacionais como acompanhar a atualização da caixa de e-mails, por exemplo.

É preciso estabelecer parâmetros para determinar prioridades entre as tarefas, revisar planejamentos sempre que uma melhoria pode ser acrescentada e estar atento às soluções, tudo isso com o objetivo de otimizar o trabalho e produzir mais em menos tempo.

Tecnologia como aliada

O medo de mudar é um grande inimigo do gestor de escritório de advocacia, mas, pela sua posição, deveria ser o primeiro a estar aberto a mudanças que possam trazer benefícios à empresa.

É o caso da incorporação de tecnologias, como o software jurídico,  que muitos ainda resistem em utilizar por comodismo ou medo do novo. As ferramentas de ponta automatizam tarefas mecânicas e repetitivas, permitindo aos colaboradores dedicar esforços ao que realmente interessa. Em outras palavras, proporciona estarem disponíveis para conquistar novos clientes e aprimorar a qualidade técnica da atividade-fim do escritório.

Tarefas delegadas

Delegar tarefas é uma atitude primordial para o gestor que prioriza resultados por um motivo simples: é impossível fazer tudo sozinho. Quando uma única pessoa tenta centralizar em si mesma muitas atribuições, a queda na eficiência e na qualidade dos serviços é inevitável. 

E não basta delegar tarefas sem dar autonomia. É preciso depositar confiança na competência dos colaboradores, permitindo que eles conduzam as responsabilidades sem o controle excessivo do gestor.
Essa experiência também permite mapear perfis e habilidades da equipe e incentivar a produtividade da empresa a partir das capacidades de cada profissional.

Metas estabelecidas

Nos EUA, é muito comum que os escritórios de advocacia trabalhem com metas para suas equipes. Espera-se que os advogados atinjam determinado número de "billable hours" - horas de trabalho que podem ser cobradas dos clientes. Os resultados definem quem será promovido ou não. Por um lado, critica-se a pressão que isso gera sobre os profissionais; por outro, as metas desafiadoras e as recompensas associadas mantêm a maioria da equipe altamente motivada.

No Brasil, essa tradição é incomum. As metas podem ser o ingrediente que falta para deixar a equipe ainda mais engajada e alavancar os resultados do escritório. O que importa é definir objetivos que façam sentido aos planos, cumpram os propósitos do escritório, e exijam da equipe a melhor performance.

Não se isolar

Assim como há atitudes que o gestor deve adotar, também há aquelas que devem ser evitadas a todo custo, como se isolar em relação à equipe e ao próprio escritório.

Quando um profissional ocupa um cargo de poder, afastar-se dos demais é um erro muito frequente, geralmente motivado pelo orgulho do seu status. Porém, a verdade é que ninguém pode tomar boas decisões à distância. É preciso vivenciar de perto e continuamente a realidade do escritório para identificar os verdadeiros problemas e as oportunidades.

Não existe fórmula mágica para ser um bom gestor de escritório de advocacia, mas as atitudes listadas nesse artigo certamente colaboram para que o trabalho siga no caminho para o sucesso.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais