Cidadeverde.com

Unha de gato: conheça detalhes desta erva medicinal

Imprimir

Presente no universo das plantas medicinais, a unha de gato é uma erva muito usada em tratamentos fitoterápicos e consumida em forma de chá ou comprimido ou aplicada em gel nas áreas do corpo a serem tratadas. A lista de benefícios é grande. Vamos mostrar alguns deles – mas antes, saiba mais sobre a planta:

Origem

Apesar de conhecida como unha de gato, o nome científico da planta é Uncaria tomentosa, uma espécie nativa da Amazônia. Possui flores amarelas e pode chegar a até 5 metros de altura. Além disso, essa planta vem sendo usada para fins medicinais e terapêuticos há muito tempo - foi descoberta pelos incas e é muito utilizada pelos indígenas do Brasil.

Anti-inflamatório

A unha de gato pode ser usada para tratar diferentes inflamações. Desde artrite, tendinite e, em especial, inflamações no sistema urinário. Também colabora na fabricação de remédios anti-inflamatórios e auxilia no funcionamento do sistema digestivo. O modo de consumo da erva é bem simples - chás diários ou em pomadas fitoterápicas para aplicar no local a ser tratado.

Antioxidantes

Outro ponto interessante da unha de gato é que ela é fonte de antioxidantes importantes. Ou seja, combatem o envelhecimento precoce e evitam mutações celulares que possam ocasionar em algum câncer. Outro ponto positivo dos antioxidantes é que eles fortalecem a imunidade e o corpo como todo.

Propriedades diuréticas

Busca uma limpeza geral no organismo? Uma boa dica é passar a consumir chás e sucos feitos com unha de gato. Essa erva possui propriedades diuréticas - ou seja, ajuda a hidratar e evitar a retenção de líquidos pelo corpo (diminuindo inchaços). Também ela atua como depuradora, eliminando toxinas e impurezas do organismo.

Além disso, a unha de gato tem propriedades imunoestimulantes, fortalecendo o sistema de defesa do corpo.  

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais