Cidadeverde.com

Reunião com os governos e Exército vai definir situação de venezuelanos

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Uma reunião marcada para a próxima semana em Teresina deve definir a situação dos imigrantes venezuelanos que não param de chegar à capital. O encontro, marcado para quinta-feira (6), terá representantes dos governos federal, estadual e municípal, além do Exército. Nesta sexta-feira, o prefeito Firmino Filho esteve em Brasília tratando do assunto.

“Ouvimos as questões nacionais, os desafios que temos e agendamos uma reunião para a próxima quinta-feira, 06, com representantes dos governos federal e estadual, município e Exército para tratar da migração destes imigrantes para nossa cidade”, destacou o prefeito.

Firmino Filho se reuniu com a assessora especial para Assuntos de Migração Niusarete Margarida de Lima. O encontro aconteceu na Secretaria Especial de Assistência Social do Ministério da Cidadania, em Brasília. Uma definição sobre a vinda dos imigrantes só será feita após a reunião do dia 6.

"Vamos ouvir o Ministério da Cidadania, a Assistência Social do Estado e da Prefeitura, mais saúde e educação municipal, para partilhar o protocolo nacional de acolhimento de imigrantes", disse Firmino ao Cidadeverde.com.

Enquanto nada é decidido, a prefeitura disse que vai continuar dando assistência aos venezuelanos através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). Os imigrantes estão abrigados no Centro Social do Poti Velho, na zona Norte, e já foram cadastrados por Agentes de Proteção Social (APS), que buscam informações importantes para que eles sejam incluídos em programas de assistência social do Governo Federal, conforme previsto na Política Nacional de Assistência Social.

Já se aproxima de 100 o número de venezuelanos em Teresina. O último grupo, com 20 imigrantes, chegou nesta terça-feira (28) e acampou na Praça Saraiva, no Centro da cidade. Para sobreviver, muitos já estão pedindo doações nos semáforos. 

Hérlon Moraes (Com informações da PMT)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais