Cidadeverde.com

Movimento quer conscientização sobre cardiopatia congênita no Piauí

Imprimir

A próxima quarta-feira, 12 de junho, é o dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Em Teresina, mães e pais de crianças portadoras de anormalidades no coração irão realizar um “encontrão” para esclarecer informações sobre a doença. 

O 1º Encontro da Cardiopatia Congênita do Piauí, intitulado “Abraçando Corações”, começa às 06h30min e faz uma passeata partindo do Parque da Cidadania até o Ministério Público Estadual, no Centro de Teresina. 

O encontro é organizado por mães do grupo "ECG DO AMOR". Marcoênia Rodrigues, mãe da pequena Isabelly, conta que a ideia de realizar o evento surgiu da necessidade de esclarecer sobre a cardiopatia congênita. 

“Será um encontro voltado para essa causa que ainda é tão pouco falada. Será o nosso primeiro "encontrão". Onde estarão reunidos pais, familiares, amigos, simpatizantes da causa, profissionais e autoridades competentes” disse.  

Tuany Costa, mãe de Luís Guilherme, diz que é preciso que os pais entendam sobre a cardiopatia congênita para conseguirem tratar os filhos. O tratamento das anormalidades não é feito no Piauí o desconhecimento nestes casos pode ser fatal. 

Foto: Reprodução/Instagram

“O objetivo maior desse evento é chamar atenção para essa situação que ainda é tão pouco discutida mas, que é real, pois eu tenho um cardiopata congênito em casa e sei  de todas as dificuldades que enfrentamos para salvar nossos filhos. Vamos gente, abracem essa causa tão linda”, disse Tuany. 

No mês de maio o Cidadeverde.com publicou reportagem que mostrou o drama enfrentado por pais de crianças cardiopatas para garantirem assistência médica aos filhos.

A Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade da função ou estrutura cardíaca que surge ainda na gestação, durante a formação do coração do bebê. Alguns casos é preciso intervenção cirúrgica e na maioria destes, a criança só é diagnosticada depois do nascimento dificultando mais ainda o tratamento.

“Outro ponto que será discuto no encontro será o acesso à assistência médica que essas crianças precisam para viverem melhor. Infelizmente nosso Estado não fornece essa assistência aqui, principalmente em casos mais complexos (que necessitam de intervenção cirúrgica nos primeiros dias de vida). Dia 12 de Junho além do Dia dos Namorados, também é o dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Esse dia no Brasil, tornou-se lei em diversas cidades, o nosso "dia dos corações especiais". É lembrado a importância do diagnóstico precoce e os desafios do acesso integral a saúde aos portadores dessa condição”, disse Marcoênia.

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais