Cidadeverde.com

Hipertensão exige atenção e estilo de vida saudável

Imprimir

Doença crônica responsável por provocar infarto e derrame, a hipertensão muitas vezes atua de forma silenciosa. Por isso, conhecer as características, cuidados e tratamentos são fundamentais.

A hipertensão tem como característica os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O problema é herdado dos pais em boa parte dos casos. Entretanto, as causas são variadas, existindo diversos fatores que influenciam, como consumo excessivo de gordura, tabagismo e falta de exercícios físicos. Dessa forma, é muito importante ter um estilo de vida saudável

Atenção

A pressão alta é considerada pelos especialistas como um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, insuficiência renal e cardíaca, enfarte, entre outras complicações. 

A doença acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg. Dessa forma, a pressão alta faz o coração exercer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo.

A hipertensão é silenciosa em muitos casos e pode se manifestar apenas quando atingir órgãos vitais. Durante as crises, alguns possíveis sinais são: dores no peito e na cabeça, fraqueza, tontura, falta de ar, visão embaçada e vômito.

Cuidados

A doença não tem cura. Entretanto, controlar a hipertensão facilita evitar problemas graves. O primeiro passo é consultar um médico, que conseguirá fazer o diagnóstico com precisão, assim como indicar as medicações e ações necessárias. Aliás, essa prática deve ocorrer periodicamente, para uma avaliação clínica e até mesmo a realização de exames.

Para monitorar a pressão arterial em casa será necessário contar com a ajuda de um medidor   O tratamento exige ainda uma mudança no estilo de vida, com a adoção de hábitos mais saudáveis.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: hipertensão