Cidadeverde.com

Pesquisa revela que 30% se incomodam com manutenções no serviço de água

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Pouco mais de 30% dos teresinenses manifesta incômodo com a falta de água e a interrupção de vias para manutenção da rede de água e esgoto. Os dados são de uma empresa paraibana de amostragem e foram divulgados, nesta quarta-feira (10), pela Águas de Teresina.

Quase a metade dos entrevistados, 49,3%, informou que não se incomoda quando a concessionária realiza algum serviço. Outros 20,3% informaram não saber ou não responderam.

Mesmo com as constantes reclamações, a pesquisa aponta que a maioria dos teresinenses avalia como positiva a prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento. No índice geral da pesquisa, apenas 15,7% dos teresinenses avaliam como negativa a prestação do serviço pela concessionária.

Para o diretor presidente da Águas de Teresina, Cleyson Jacomini, o percentual negativo correspondente aos serviços de bloqueio de vias de falta de água é previsto diante da necessidade da manutenção da estrutura.

"Existe um grau de insatisfação, incômodos, por conta das retiradas de vazamento e interrupção de vias, havendo desvios, isso traz um pouco de incômodo. Esse índice negativo é esperado. Estamos extremamente felizes com o resultado positivo", disse.

O índice de aprovação global de 84,3% para Águas de Teresina surpreendeu a empresa e Superintendência de Parcerias Público-Privadas.  “A pesquisa foi feita em regiões extremamente vulneráveis que tinham problemas de interrupção, a maioria em área de na zona sul de Teresina e ainda assim conseguiu um índice de aprovação acima de 80%”, revelou a superintendente Viviane Moura.

Dados

Após dois anos de concessão a empresa Águas de Teresina realizou pesquisa com 629 pessoas entre 6 e 20 de maio deste ano. O questionário continha 175 perguntas.

Os dados apontam que 67,9% da população prefere que manutenções com interrupção e serviço ocorram durante a semana serviços. Outros 30,8% prefere nos finais de semana. Oito dos entrevistados não responderam.

Sobre o preço cobrado, cerca de 50% diz que acha razoável, outros 40% avaliam como caro e 9% acreditam ser um preço barato. O restante não respondeu.

Outro indicativo aponta que 86,8% da amostragem disse ter acesso aos comunicados de falta d'água na região por serviços de manutenção. A maioria, 95,4% tem acesso na TV, seguido de 2,4% nas redes sociais.

Esgoto

A concessionaria também afirma que o índice positivo se deve ao aumento na cobertura de esgoto na capital. “Ao assumirmos tínhamos  19% de cobertura. Em um ano crescemos 60% e fomos para 31% (cobertura) e até o final do ano pretendemos chegar a 36%, chegando a praticamente o dobro em dois anos”, afirmou.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais