Cidadeverde.com

Corpo de Bombeiros faz alerta para evitar explosões por vazamento de gás de cozinha

Imprimir

Explosões provocadas por vazamento de gás causaram destruição em Teresina. O coordenador de engenharia do Corpo de Bombeiros do Piauí, tenente- coronel José Veloso, alerta para cuidados básicos como não deixar o registro ligado, bem como ficar atento ao prazo de validade, inclusive, da mangueira. 

"Tem que ter cuidado também com a própria instalação que não pode passar por trás do fogão, uma falha que é muito comum. Desta forma, quando se acende o fogo, a mangueira fica tocando no fogão, aquece e derrete um pouco. Nesse derreter, vai causar um vazamento que pode criar um ambiente de concentração e pode vir até uma explosão. Outra coisa é não deixar o registro aberto", alerta o bombeiro.

O tenente-coronel explica que o gás tem uma característica peculiar devido ao alto poder de concentração.

"O vazamento de gás vai se concentrando, cria um bolsão dependendo do lugar onde se encontra. Se não tiver ventilação vai permitir a concentração do gás que vai chegar ao ponto de explosão. Esse momento é o crítico porque qualquer procedimento pode causar uma explosão como acender ou apagar uma lâmpada, uma lanterna, abrir ou fechar uma porta. Qualquer coisa de impacto, inclusive, uma pedra no sapato pode provocar uma centelha e onde tiver esse gás vai se queimar. Se tiver se espalhado pela casa toda, o incêndio vai ocorrer em todo o ambiente", orientou Reis Veloso. 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O coordenador de engenharia do Corpo de Bombeiros do Piauí alerta que o vazamento de gás é bem mais perigoso que um incêndio no próprio botijão.

"Quando o botijão tá queimando, posso transportá-lo para qualquer lugar. A recomendação é deixá-lo em via pública. Isso é melhor até que tentar apagá-lo, pois pode não se ter o controle", reitera o coordenador de engenharia do Corpo de Bombeiros do Piauí. 

Em caso de emergência, a orientação é acionar o 193.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais