Cidadeverde.com
Viver Bem

Dicas para preparar biscoitos doces e salgados saudáveis

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O Dia Nacional do Biscoito foi comemorado em 20 de julho Existem versões doces, salgadas, de diferentes formatos e sabores, para todos os gostos. Mas, se a ideia é fazer biscoitos mais saudáveis, algumas dicas e ingredientes podem ajudar no preparo.

Na massa, farinha de aveia

Uma boa dica é substituir a farinha de trigo tradicional pela de aveia. Esta última é fonte de nutrientes importantes, como fibras, vitaminas do complexo B, ferro e cálcio.

Além disso, o ingrediente é rico em triptofano (aminoácido que impulsiona a produção de endorfina, o “hormônio do prazer”), que também reduz a vontade de comer doce. Por isso, é sempre uma boa ideia usar esse tipo de farinha no preparo de doces.

Uma boa receita é a união aveia e banana. Misturando os dois ingredientes, dá para fazer uma massa bem saudável e, então, é só moldar em formato de cookie e assar no forno. Você também pode acrescentar aveia, canela e um pouco de açúcar mascavo para dar mais sabor à receita.  Também é possível usar maçã no lugar da banana.

Mais ingredientes para o seu biscoito

Além de frutas e a farinha de aveia para moldar a massa, existem outros ingredientes saborosos que podem estar sempre presentes na receita. O óleo de coco, por exemplo, reduz o colesterol ruim (LDL), fortalece a imunidade e também promove a saciedade (para que você não exagere demais na alimentação).

Além disso, ele ajuda a dar liga na massa e dá um toque de sabor interessante. A canela, por sua vez, funciona como termogênico - o que significa que acelera o metabolismo - e combina bem com frutas.

Pensou no clássico biscoito de chocolate, mas numa versão bem mais saudável?  A dica é recorrer ao cacau (ingrediente fonte de triptofano e de propriedades antioxidantes) e açúcares mais saudáveis, como o de coco e o demerara. Além disso, dá para adicionar ingredientes como uva passa e castanhas, que dão um toque interessante ao biscoito.

A semente chia, por sua vez, é conhecida por promover saciedade - quando em contato com líquidos, ela cria uma espécie de gel que se expande no estômago.

Última dica

Ao preparar cookies caseiros, esses ingredientes são os mais indicados e resultam em combinações bem saborosas e nutritivas. Mas é importante usar açúcares mais saudáveis (isto é, sem ser o refinado).

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir