Cidadeverde.com

"Eu gosto de trabalhar, não de enganar", diz Fernando Dourado

Imprimir
Fotos: Arquivo Pessoal

Técnico aprovou projeto do River e quer crescer no Brasil com o clube
 
O paraense Fernando Dourado é um dos técnicos de futebol mais novos do Brasil, mas seus 37 anos não dizem a experiência que ele já teve até mesmo no exterior, e que lhe deu bagagem para ter o perfil de disciplinador, moderno e ofensivo nas quatro linhas. O novo técnico do River deveria chegar a Teresina nesta quarta-feira (7), mas só deverá deixar Belém/PA no final da semana. Enquanto isso, o Cidadeverde.com conversou com o treinador por telefone para saber quem é esse estreante em clubes piauienses.

Aos tricolores que por ventura estranhem o nome ainda desconhecido para eles, o próprio treinador avisa: "Eu gosto de trabalhar, não de enganar". Ele garante que o pulso firme nas declarações é o mesmo no comando de uma equipe, metodologia que ele pretende trazer para o River. "Nos lugares onde eu chego a minha grande marca é a disciplina. Sou aberto a opiniões, mas do meu comando eu não abro mão. E é assim que quero levar o River de novo ao cenário nacional", declarou.
 
Fernando Dourado
Natural de Belém/PA - 37 anos

- Começou como jogador no Vitória/BA aos 16 anos e encerrou carreira aos 22 por contusão;

- Foi preparador físico pelo Vitória, Bahia e CRB/AL durante 8 anos;

Clubes: Vitória, Bahia, Catuense, Fluminese de Feira de Santana/BA, Juazeiro/BA, Itabaiana/SE, Ecus-Suzano/SP, Catuense/BA e Atlético de Alagoinhas/BA; Al Murrarak (Bahrein); Al Shamal (Qatar); Araguaína/TO, e Chapadinha/MA.
A disciplina ele deixa clara na sua forma de lidar com os jogadores. E assim como cobra compromisso dos atletas, Fernando garante dar também oportunidades a quem está começando. Por isso, além dos jogadores do plantel profissional, ele quer observar as categorias de base do Galo. "Para mim, jogador não tem idade. Se tiver 17 anos e tiver talento, vai jogar com quem tiver 30, 40. Não trabalho é com jogador que não tiver compromisso com o clube. O que quero é levar o River para uma competição nacional e ser campeão", disse.

Nova visão
Formado em Educação Física na UERJ, o treinador é adepto do computador nas preleções e faz uso do mesmo programa de dados que é o braço direito do técnico Wanderlei Luxemburgo. Fernando Dourado avisa ainda que não é retranqueiro. "Uso uma metodologia totalmente moderna. Sou adepto do trabalho de campo reduzido, e gosto de jogar pra frente. Sou adepto do 4-4-2 e em algumas situações faço mudanças dentro do meu padrão tático", afirmou ao Cidadeverde.com.

Dourado também exige estrutura e valorização profissional. Convidado pelo Paysandy/PA para fazer apenas quatro jogos na reta final do campeonato, recusou. No Chapadinha/MA, a passagem foi rápida. "Sou um profissional que gosta de trabalhar com qualidade. Lá os jogadores vinham andando para o treino...", explicou Fernando.

Treinador há cinco anos, ele se orgulha de ter trabalhado como auxiliar de Evaristo de Macedo no Bahia e Vitória. No rubro-negro, Fernando recorda ter ajudado a revelar nomes como os goleiros Dida e Fábio Costa.
 
Na Arábia em 2006: campeão da Copa do Rei com time do Bahrein

Campeão da Copa do Rei com o Al Murrarak, no Bahrein, e depois técnico do Al Shamal. do Qatar, o técnico recusou proposta para trabalhar em 2009 no Irã, após casar com a paraense Daniele, que se forma em Direito até o final do mês. Depois de conversar com o dirigente tricolor Elizeu Aguiar, se empolgou com o projeto riverino.

"É importante trabalhar num clube de massa. Gostei muito da idéia nova do Elizeu. O River tem pessoas com a idéia de mudança, e isso combina com a minha metodologia. Terei a maior satifasção em trabalhar no River", concluiu o técnico, que inicialmente fechou com o Galo para todo o Campeonato Piauiense.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: