Cidadeverde.com

Mineiro candidato à Olimpíada de Tóquio vence o Desafio Timon Bikers

Imprimir

Quatro anos e uma prova memorável, com alto nível técnico e de organização. Assim foi o Desafio Timon Bikers, competição oficial de mountain bike maratona que agitou toda a cidade de Timon, a terceira maior cidade do Maranhão, separada da capital do Piauí, Teresina, apenas pelo Rio Parnaíba. 

Foto - Divulgação

Dos mais de 500 inscritos, largaram 430 bikers oriundos de oito estados, na manhã deste domingo (1º/09), com 83 km de percurso para as categorias Pro e 38 km para as categorias Junior, Juvenil e Turismo. A realização é da Equipe Timon Bikers Adventure  (TBA).

O deslocamento para a largada oficial foi às 7 horas da Praça São José, no centro de Timon. Os mineiros João Gabriel Marques, 23, e Daniel Zoia, 32, ambos mineiros da categoria Elite e integrantes da equipe Corinthians Audax, foram os primeiros a concluir o percurso de 83 km. Zoia é o atual campeão da prova.

O Desafio, que valeu pontos para a 8ª etapa do Piauiense de MTB da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) e 6ª etapa do Maranhense, também valeu como etapa do ranking nacional de classificação máxima (XCM1) da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). 

Do total de inscritos as categorias masculina e feminina de Turismo foram um dos destaques, com 186 inscritos. 

Marques e mais quatro atletas do pelotão da Elite Masculino, que abriu a prova, foi até o final da prova, administrando principalmente o forte calor da região nesta época do ano, o que para ele foi o principal adversário, além dos bancos de areia. 

“Vim toda a prova junto com mais quatro adversários, entre ele o meu parceiro de equipe Zóia, mas no quilômetro final, consegui mais fôlego, e venci. Agora é me concentrar para as próximas etapas do ranking internacional, que acontecerão até o próximo ano em países como Chile, Argentina e também na Europa. 

Os três melhores da seleção brasileira estarão automaticamente nas Olimpíadas de Tóquio e estou focado para conseguir a vaga”, disse o atleta que é campeão brasileiro, campeão Pan-Americano e tri-campeão da Copa Internacional de MTB Cross Country (2015/2016/2017). 

Dos cinco ciclistas da modalidade, apenas três irão para o Japão em busca de medalha no próximo ano.

A premiação do Desafio Timon Bikers foi de R$ 16 mil em prêmios, dividida entre os primeiros colocados das categorias Pro. Além disso, o melhor atleta do Piauí na prova, Francisco Édio (Equipe Audax), recebeu uma premiação especial de R$ 1.000,00, bem como o mesmo prêmio para o melhor colocado do Maranhão, o atleta Joelson Lima Lopes (Equipe TBA), da categoria Elite, que ficou na 7ª colocação geral. 

A organização também premiou com troféus os cinco primeiros de todas as categorias e medalhas para todos que concluíram a etapa.

O secretário estadual de Esportes do Maranhão, Rogério Cafeteira, esteve presente no evento, que teve apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura Municipal de Timon, que teve a presença do vice-prefeito, João Rodrolfo.

No feminino, deu o favoritismo da piauiense Karine Frota, na categoria Elite, se confirmou, ela venceu as adversárias com o tempo de 3h29min19s, seguida pela atleta de Caxias, Maranhão, Joilma Nunes, com o tempo de 3h53min06s. 

Na categoria Master Feminino, venceu a atleta de Floriano, que mora em Barão de Grajaú, MA, Antonia Luíza Santos, a Pituíba, com o tempo de 3h49min44s. O resultado geral já está disponível no site www.xcrono.com.br e também estará no site www.fciclopi.com
 
CAMPEÕES GERAIS – DESAFIO TIMON BIKERS 2019

1º João Gabriel Marques Almeida – MG – 2h46min09s  - (Corinthians Audax)
2º Daniel Zoia – MG – 2h46min20s - (Corinthians Audax)
3º Francisco Edio Neves da Silva – PI – 2h46min25s - (Audax)
4º Kennedy da Silva Oliveira – PI – 2h55min23s - (Oeiras Bikers Club)
5º - Davi Rodrigues – PI 2h55min23s  (Bora Dotô/São Raimundo Nonato)

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais