Cidadeverde.com

Concessão do lixo gera discussão na Câmara de Teresina

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

A Prefeitura de Teresina encaminhou à Câmara de Teresina projeto de concessão da coleta e tratamento do lixo da cidade. A empresa vencedora da licitação vai administrar a coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final do lixo. 

A líder do prefeito na Casa, vereadora Graça Amorim, afirma que não haverá ônus para a população. A coleta se deve ao lixo privado.  A secretária  de concessões, Monique Meneses, vai à Casa amanhã discutir as parcerias com os vereadores. 

"É a concessão do lixo domiciliar. O lixo privado que é gerado pelas empresas e indústrias tem uma lei federal e outra municipal que trata do assunto. A prefeitura pede autorização para a concessão. Não há ônus para a população. Objetivo é ter maior eficiência. Quando a iniciativa privada faz tem mais liberdade na hora de contratar e licitar. Entra também coleta, transporte e destino do lixo na zona rural e urbana", disse. 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

A oposição reagiu. O vereador Dudu afirma que o prefeito Firmino Filho tem terceirizado a administração.

"Mais uma PPP. Nada contra, mas tratamento, capina e varrição dos resíduos sólidos já houve um crescimento assustador do que a cidade gasta. Essa licitação unificou tratamento, capina e varrição. Agora chega uma PPP. A empresa vencedora vai assumir os resíduos sanitários. São milhões envolvidos. Vou passar a lupa nessa licitação. O prefeito tira das suas costas a gestão. Ele vai fazer uma PPP do Palácio da Cidade. Vai entregar a gestão para o setor privado e vamos perguntar para ela qual o real interesse da prefeitura. Os órgãos de controle precisam acompanhar essas PPPs", disse Dudu. 

Graça reagiu às críticas e diz que as parceiras com o setor privado são essenciais. 

"No dia que coletar e fazer o transporte do lixo for serviço essencial, não quero mais ser vereadora. Serviço essencial é  saúde  e educação. Prefeitura tem que dividir essas atribuições  com a iniciativa privada. É uma balela essa discussão  da oposição. O governador faz uma PPP para concluir o Centro de Convenções. O governo já  tem 33 PPP's. Se lá  está certo, aqui tambem", afirmou Graça Amorim. 

 

Flash Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais