Cidadeverde.com

Mudanças no Judô fazem CBJ alterar sua seletiva olímpica

Imprimir
A Federação Internacional de Judô mudou as regras do jogo, e o Brasil terá de se adaptar para continuar como potência mundial do esporte. Neste fim de semana, a Confederação Brasileira de Judô - CBJ - anunciou o novo sistema de classificação olímpica para Londres 2012, projeto do qual a piauiense Sarah Menezes (até 48kg) irá participar. Em resumo, a atual campeã mundial júnior terá de disputar mais torneios fora do país se quiser manter acesso o sonho olímpico nos próximos quatro anos.
 
Nos anos anteriores, quem se classificava era o país, e esse definia o seu representante. Agora quem se classifica é o atleta, com base no ranking dos torneios disputados entre janeiro e abril de cada ano. Os 22 homens e 14 mulheres em cada categoria com mais pontos estarão classificados para Londres, com limite de um atleta por país. Além deles, estarão na Olimpíada os representantes da sede dos Jogos, e os 100 melhores em ranking único dos continentes, que destina 13 vagas no masculino e oito no feminino para a Pan-America.
 
Os atletas do ciclo olímpico foram convocados para reuniões no Rio de Janeiro e em São Paulo, das quais Sarah não pode participar. Todos foram informados de que não haverá seletiva no começo de 2009, exceto na categoria acima de 90 quilos. A CBJ vai definir a participação dos judocas brasileiros nas competições que contam pontos para o ranking com base no grupo de 42 atletas que já estavam no ciclo: titulares e reservas da seleção principal e vencedores da seletiva do Projeto Londres 2012.
 
“Vai ser mais complicado lutar por uma vaga no continente do que no ranking mundial”, disse o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson. Antes eram 56 vagas para o continente, contra 21 agora. “Não adianta fazer como antes, quando mandávamos os atletas para um mesmo número de competições. Se repetirmos isso, corremos o risco de chegar ao fim do ciclo sem ninguém classificado”, acrescentou. Agora não há confronto direto no Brasil. Os brasileiros lutam entre si e contra todo o mundo no ranking.
 
O bicampeão mundial João Derly, que se poupou de competições em função de lesões e até para evitar confrontos com possíveis adversários na Olimpíada, dificilmente poderá repetir a estratégia. “Vai ser difícil para nós e para os outros países. Acho que vai ser muito importante começar o cliclo sem lesão e bem preparado, pois arriscar pode ser perigoso. Vai ser um processo muito desgastante”, afirmou.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: