Cidadeverde.com

Fundespi quer ocupar salas do Albertão com cursos e prevê PPP para 2020

Imprimir

O Estádio Governador Alberto Tavares Silva, O Albertão, é alvo de estudo técnico para aproveitamento do espaço físico, atualmente subutilizado. Segundo o diretor de desportos da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Júnior Macêdo, uma parceria com a Secretaria de Educação prevista para 2020 deve criar cursos de capacitação na área técnica e de arbitragem com sede no estádio.

“Técnico de futebol, preparadores físicos, árbitros, ocupando salas ociosas da estrutura no andar superior do Albertão”, explica o diretor da Fundespi em entrevista à TV Cidade Verde nesta segunda-feira (28). 

O campo de profissionais desportivos atenderia à demanda crescente de jogos e competições no estado. Os Jogos Escolares realizados este ano são um exemplo. A competição envolveu mais de 3 mil atletas em diferentes modalidades e foi realizada no Estádio Verdão, espaço também concedido por parceria público-privada.

Foto: Yasmin Cunha/Cidadeverde.com

PPP no Albertão

A fundação também reforça o indicativo de parceria público-privada para a administração da estrutura do estádio. “Essa PPP trataria de todo o estádio do Albertão. O Albertão, quem lembrá, há um tempo atrás, tínhamos grandes espetáculos, shows, grandes jogos de futebol. Vamos fazer esse estudo para que isso possa” voltar através de uma PPP”, contou. 

O estudo de viabilidade técnica é inspirado em outros estádios fora do Piauí que abrigam museus com a história do futebol regional, com lojas e espaços para shows e eventos.

Para o diretor da Fundespi, é oneroso o Estado manter a administração direta da estrutura do Albertão sem uma parceria com a iniciativa privada. “É um custo muito alto em manter um estádio daquele tamanho e nós não temos um futebol em ascensão que possa estar tendo vários espetáculos para arrecadar renda não só para o estádio mas para os times”, contou.

Recursos destravados

Na entrevista, o diretor da Fundespi garantiu ainda a liberação de recursos para o esporte em todo o estado ainda em 2019. “A gente está destravando, junto a Caixa Econômica, vários projetos pendentes de emendas parlamentares. Vamos estar no processo agora no próximo mês”, afirmou Júnior Macêdo.

Serão recursos para a construção de espaços desportivos como ginásios e campos de futebol.  Uma das obras previstas é o estádio de São Raimundo Nonato.

Valmir Macêdo (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais