Cidadeverde.com

Bombas de combustível terão certificação digital do Inmetro

Imprimir

Para coibir fraudes em postos de combustíveis, as bombas de abastecimento terão de ser certificadas por selo digital do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com a medida, que tem prazo de conformidade de 15 anos, os consumidores terão maior confiança na hora de abastecer veículos. 

De acordo com o Instituto de Metrologia do Piauí (Imep), muitas fraudes ocorrem justamente na comunicação entre a medição e a indicação do resultado nos visores digitais das bombas. A certificação garante que todas as informações da bomba serão criptografadas em um chip.

Os dados criptografados serão repassados para a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) que irá gerar o certificado digital. 

A partir do próximo mês só serão aprovados pelo Inmetro modelos de bomba medidoras que tenham certificação digital.

"Nós temos a bomba mecânica onde existe um componente de medição e ele está ligado a um visual display onde, quando o consumidor vai abastecer, ele acompanha o abastecimento de seu carro, o que lhe dá garantia era aquele visor. Algumas fraudes eram encontradas e são combatidas nas nossas fiscalizações”, disse Maicon Danilo, diretor do Imepi.

A nova regra é bem vista pelos proprietários de postos que vão oferecer um serviço certificado. “A classe está favorável a portaria. Isso vai deixar ainda mais transparente o que a  gente atende o consumidor final. Ele vai ter o resultado do que realmente ele está comprando é o que ele está levando”, disse Eduardo Pereira, proprietário de um posto na capital.

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais