Cidadeverde.com

Governo anuncia que não irá decretar emergência devido as manchas

Imprimir

Fotos: Capitania dos Portos do Piauí

No início da noite desta terça-feira (19), o governo do estado confirmou que não irá decretar, por enquanto, situação de emergências nas cidades atingidas pelas manchas de óleo. 

A Marinha e Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) encaminharam relatório ao governo informando que não encontraram manchas em alto mar. Ontem, um navio da Marinha chegou ao litoral piauiense e iniciou um monitoramento na orla. Hoje, após chegarem da viagem, os técnicos afirmam que a situação é controlável.

O coordenador estadual de Comunicação, Allisson Bacelar, informou que a Marinha relatou que não houveram novas incidências de manchas de óleo no litoral piauiense.

"O parecer das instituições diz que não há necessidade, no momento, de decretação de emergência, caso agrave a situação e tenhamos novo relatório poderá ser decretado", disse Allisson Bacelar.

Desde ontem, a governadora em exercício Regina Sousa acompanha de perto as ações para conterem os vestígios de petróleo cru nas praias piauienses.

Cerca de 3,4 toneladas de material oleosos já foram retirados do litoral. Das 16 praias piauienses, sete foram afetadas pelas manchas, três delas - Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal - foram declarados impróprias para o banho. 

No final de semana, os pescadores solicitaram via carta manifesto um pedido para que o governo decretasse situação de emergência. Eles alegavam risco de contaminação para as pessoas que moram e visitam a região. 

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais