Cidadeverde.com

Segurança confirma fechamento de dez delegacias à noite em Teresina; PM fará BOs

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Secretaria de Segurança Pública deu mais um passo no projeto que prevê o fechamento de delegacias em Teresina durante o período noturno para destacar policiais civis para operações de investigação. De acordo com a Delegacia Geral, a pasta aguarda a contratação de uma empresa de vigilância que cuidará da segurança física das unidades à noite. 

O projeto prevê o fechamento de 10 delegacias durante o período noturno para destacar cerca de 80 policiais civis para a função operacional. 

A previsão é que a medida, segundo a SSP, comece no início de 2020. A escolha das unidades se deu após um estudo técnico que analisou a demanda de unidades de polícia civil da capital.

De acordo com o delegado-geral, Luccy Keiko, a intenção é otimizar o efetivo policial em determinados turnos. "No entanto, essas dez delegacias continuariam funcionando de segunda-feira à sexta-feira no horário de 7 às 19h, horário eficiente, sendo que após às 18h praticamente só o boletim (de ocorrência)”, informou.

De acordo com levantamento da Segurança, de janeiro até novembro deste ano cerca de 500 mil pessoas foram atendidas nas delegacias.

Com o fechamento dos distritos, a Polícia Militar continuará a realizar os termos circunstanciados de ocorrência (TCO).

O estudo foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Administração (Sead) que fará o processo de contratação da empresa responsável pela segurança da estrutura das delegacias no período em que estiverem fechadas. “Já era para ter iniciado. A pendência está apenas na questão da vigilância dos prédios”, afirmou o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

As unidades não foram divulgadas oficialmente. Fábio Abreu adiantou ao Cidadeverde.com que uma das delegacias fechadas durante à noite pode ser o 24º Distrito Policial no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina.  

Na época em que o estudo de viabilidade foi divulgado, o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) se manifestou contrário ao fechamento e apontou que a medida afeta a segurança pública e sucateia a polícia.

Delegacia Eletrônica

Na gestão do delegado Lucy Keiko, a Delegacia Eletrônica irá registrar BOs como roubos e furtos sem necessidade da vítima se deslocar, imediatamente, a delegacia.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais