Cidadeverde.com

Firmino sanciona Plano Territorial e diz que Teresina precisa se reformatar

Imprimir

De volta às suas atividades após uma cirurgia de catarata, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, sancionou nesta segunda-feira (23) o Plano Diretor de Ordenamento Territorial, o chamado Pdot. Segundo ele, o novo plano tem como objetivo reformatar a cidade e evitar seu crescimento desordenado, causando mais custos para o poder público.

“Esse plano foi bastante discutido. Acredito que nós tivemos mais de 3 anos discutindo com vários segmentos da sociedade. O projeto é importante para o estilo de desenvolvimento urbano que nós queremos para a nossa cidade. Não é uma lei para funcionar e produzir resultado em um ano, mas é uma lei para produzir resultados para 10, 20, 30 anos. Teresina cresceu muito nas últimas décadas”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo o gestor, a cada década a renda percapita da capital cresce 50% em média e provoca uma expansão territorial significativa. “Não é apenas o crescimento populacional - que se reduz ao longo do tempo - mas é principalmente o crescimento de renda que faz com que a cidade se espalhe. Temos um crescimento da frota privada de veículos. Em 2002, tínhamos 120 mil veículos, hoje estamos acabando o ano com mais de 500 mil veículos. Mais do que quadruplicou. O desafio é reformatar a cidade e ter um novo desenvolvimento urbano. Uma cidade mais compacta e que ela cresça onde ela já tem infraestrutura”, ressaltou, negando que haverá perdas para a Construção Civil.

“Efetivamente o setor da construção civil não vai ganhar ou perder, já que não existe nenhuma alteração nos valores da construção civil. O que deverá ter nos próprios anos é alteração nos valores imobiliários. O setor da construção civil vai construir em cima de terrenos comprados. Não haverá prejuízos. O que nós teremos em um curto prazo é o fortalecimento dos terrenos que estão nos vazios urbanos. Esses terrenos ou serão utilizados ou penalizados pela legislação. Ou terão destinação social ou servirão de exemplo para que os vazios urbanos sejam ocupados”, ressalta.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

Firmino disse que não faz sentido construir um conjunto habitacional distante da cidade, onde não se tem a infraestrutura básica. “Não faz sentido construir um conjunto habitacional no limite com Altos onde não existe abastecimento de água, esgoto, transporte coletivo, coleta de lixo e energia. É necessário diminuir os custos e fazer uma cidade mais compacta”, declarou.

O prefeito destacou que os setores prioritários estabelecidos no Pdot são o Centro e as áreas marginais aos corredores de ônibus, na sequencia vem os terminais de integração. “As áreas menos priorizadas são aquelas áreas onde existem problemas de drenagem, falta de infraestrutura básica. Queremos assim tornar o gasto de manutenção da cidade mais eficiente”, afirma.

Cirurgia

Durante a cirurgia, realizada na última quinta-feira (19), foi implantada uma lente multifocal para melhorar a visão do prefeito. "A visão está um pouco melhor. Tem alguns ajustes a serem feitos. Acho que o cérebro tem que se acostumar um pouco com a lente que foi colocada. Para distante está perfeito, mas para perto ainda tem uma adaptação ainda", afirmou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: FirminoPdot