Cidadeverde.com

Estilo de vida com eletrônicos interfere na incidência da miopia

Imprimir

Foto: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Além da permanência cada vez maior em ambientes fechados, o uso excessivo de computadores, celulares e tablets por crianças e jovens até os 21 anos têm contribuído para um prognóstico alarmante. Metade do planeta terá algum grau de miopia até 2050.

O motivo para o aumento de míopes é que a musculatura dos olhos responde exatamente como a do restante do corpo. Assim, quanto mais movimentos e exercícios, mais desenvolvida essa musculatura fica.

Quando estamos olhando um objeto a longa distância, a musculatura ocular fica relaxada. Já ao trazer o foco para perto, ela contrai.

Visão de longe

Como atualmente a tendência é passar horas lendo telas próximas ao rosto, os olhos praticamente não trabalham a visão de longe, ocasionando o problema.

Como o comum é que até os 21 anos de idade ocorram as modificações de grau, alguns jovens utilizam óculos e, de certa forma, corrigem a visão.

Como evitar

O primeiro passo é reduzir o uso de aparelhos como tablets, smartphones e computadores. Além disso, é fundamental realizar atividades ao ar livre, com a exposição à luz solar. Outra dica importante: realize uma pausa de cinco minutos após uma hora em frente ao computador ou smartphone. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais