Cidadeverde.com

Ibama apreende mais de 400 Kg de peixe no PI

Imprimir

 
A equipe de fiscalização do Ibama fez na tarde de ontem(22) a apreensão de mais de 400 kg de peixes, provenientes da pesca irregular no rio Poty. De novembro a março, a atividade é proibida devido ao período da piracema(época em que a espécie se reproduz).
 
Durante a operação foram capturados também cerca de 2.500 metros de rede de pesca. A verificação no rio se deu na extensão da avenida Raul Lopes, na zona Leste, até o bairro Poty Velho, na região Norte da capital.
 
 
 

Nenhum pescador foi preso em flagrante. O superintendente do Ibama, Romildo Mafra, alegou que os profissionais nunca assumem ser proprietários da mercadoria. “Não há provas concretas para comprovar que eles são donos dos peixes. Muitas vezes ele fogem do local”, destacou.

O equipamento de pesca apreendido será incinerado e os peixes, da espécie ‘branquinha’, serão doados à instituições filantrópicas credenciadas junto ao Ibama, como a APAE e Lar da Fraternidade.
 

O superintendente do Ibama Romildo Mafra

Durante a Piracema, os pescadores recebem seguro desemprego para não realizar a atividade. Para o superintendente do órgão fiscalizador, não há motivo para que os profissionais realizem o crime ambiental. “Eles têm que ter a consciência que a piracema é bom para eles mesmos. Se os peixes não se reproduzem, como eles irão pescar?”, indagou Romildo Mafra.

Os profissionais que forem pegos em flagrante perderão a carteira de pescador, terão o benefício suspenso e serão multados.

Com informações da TV Cidade Verde


Záira Amorim
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: