Cidadeverde.com

Aves provocaram onze acidentes com aviões no ano passado

Imprimir
A Infraero confirmou nesta segunda(02) que o incidente de ontem, com o Boing 737 da empresa Gol, foi provocado por uma ave que entrou na turbina esquerda no momento da decolagem, às 15h40 (horário local). Em 2008 foram 11 acidentes com aves no aeroporto Petrônio Portela. A gol divulgou nota sobre o acidente.
 
No avião havia 181 pessoas, destes 175 passageiros e seis tripulantes. No momento do incidente, quando ouviu o estrondo o piloto avaliou que seria melhor retornar, para verificar o tamanho do estrago. O vôo 1659 iria em direção à Brasília. A maioria dos passageiros estava a caminho de São Paulo.
 

Segundo o superintendente da Infraero, Heverton Ribeiro, a grande concentração de aves próxima ao aeroporto Petrônio Portela provocou 11 acidentes em 2008. Para ele, esse número é relevante e preocupante. Este de ontem foi o primeiro registrado em 2009.

A concentração de urubus nas proximidades do aeroporto se deve ao lixão de Timon, que fica há cerca de cinco quilômetros do espaço aéreo de Petrônio Portela. “A Infraero solicita que dentro de 20 quilômetros em região aeroportuária seja proibida qualquer atividade que atraía pássaros. Em Teresina, essa solicitação é cumprida, mas do lado de Timon não”, destacou o superintendente. 
 
Matérias relacionadas:

Para espantar os urubus durante as decolagens e aterrissagens, a Infraero utiliza em fogos de artifício e a torre de controle para guiar os aviões, para evitar as colisões.  A Gol divulgou uma nota sobre o acidente:

NOTA À IMPRENSA

São Paulo, 1º de fevereiro de 2009 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes informa que a aeronave programada para o vôo 1659, que partiu de Teresina (PI), às 14h34, com destino a Brasília (DF), teve de retornar ao seu aeroporto de origem, para uma vistoria técnica devido a uma colisão com um pássaro, durante a subida para a altitude de cruzeiro.

A Companhia providenciou acomodação e alimentação para os 181 passageiros que estavam a bordo da aeronave e programou a substituição do equipamento para a operação de um vôo extra, com saída programada às 2h45 desta segunda-feira, dia 2 de fevereiro. 
 
Atenciosamente,
GOL Linhas Aéreas Inteligentes

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: