Cidadeverde.com

Ventos tornádicos causam destruição em São Luís; não há risco para o Piauí

Imprimir

A forte ventania que causou destruição na cidade de São Luís (MA) na tarde desta segunda-feira (13) deixou piauienses com medo de que algo parecido aconteça no estado. Vídeo gravados na cidade mostram uma torre caindo durante o fenômeno. 

Assim que a ventania começou, grupos em Whatsaap começaram a afirmar que se tratava de um "ciclone bomba" e que poderia chegar ao Piauí. Mas, o climatologista da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Werton Costa, tranquiliza os piauienses e garante: não há risco de ventania atingir o Estado.

"Não tem o mínimo perigo. São Luís  é afetada pela circulação amazônica. Então o que  aconteceu é porque o oceano está muito quente. Esse calor que está em volta do Atlântico facilita a ocorrência alguns temporais. Temporais que caem sobre o oceano. Por um capricho da natureza o vento trouxe o temporal para dentro de São Luís. Algo que deveria cair no mar se precipitou pela cidade com essa violência",  esclarece Werton. 

Ao Cidadeverde.com, Werton explicou, ainda, que nesta tarde o que houve em São Luís foi uma "ventania intensa" com características tornádicas. "Isso acontece quando há uma vorticidade do vento. É um vento giratório com grande capacidade de levantar material", explica o professor.

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais