Cidadeverde.com

Covid: Piauí tem o terceiro maior percentual de testagem do país, diz IBGE

Imprimir

O Piauí alcançou no mês de Julho o terceiro melhor percentual do Nordeste e o terceiro melhor do Brasil em relação à testagem da população para a Covid-19. O dado faz parte da pesquisa PNAD Covid-19, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que reúne informações sobre os impactos da pandemia em diversos setores da economia brasileira.

De acordo com o levantamento, o percentual de testes realizados no Piauí foi de 10,5% do total da população, entre o início da pandemia e o mês de julho. O Estado ficou atrás apenas do Distrito Federal, que testou 16,7% da população; e do Amapá, que registrou o percentual de 11%.
 
Dados oficiais do Boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o estado já registrou a realização de 254.366 testes para identificação do Coronavírus. 
Na avaliação do secretário de Saúde, Florentino Neto, destaca que os resultados da pesquisa comprovam o empenho realizado pelo estado do Piauí para localizar a doença e realizar o tratamento de forma precoce.
 
“Nós testamos 10.5% da nossa população, enquanto a média nacional se apresentam em uma porcentagem de 6,3%. Apenas dois estados nos ultrapassaram em número de testagem do Piauí e isso comprova as providência que tomamos para o enfrentamento da COVID-19, nos deixando em uma realidade diferencial de vários outros estados”, disse o Secretário.
 
Em todo Brasil, cerca de 13,3 milhões de pessoas (6,3% da população) realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19 até julho. Desse total, 2,7 milhões (20,4%) testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus.
 
Sintomas 
 
O mês de Julho também registrou queda no percentual de pessoas que informaram ter tido algum sintoma relacionado a síndromes gripais no Piauí. O valor, que se manteve estável entre maio e junho (5,6%), caiu para 4,9% em julho. De acordo com a pesquisa, apenas o Rio de Janeiro (3,8%) teve percentual menor que o Piauí.
 
 A queda foi verificada em todo o país, onde 11,4% da população havia relatado algum sintoma em maio, indo a 7,3% em junho e chegando a 6,5% em julho.
 
Neste aspecto, a pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. Os 12 sintomas relacionados à síndrome gripal são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.
 
Em contrapartida, aumentou o percentual de pessoas que tiveram sintomas e procuraram atendimento médico: o número era de 19,9% em maio, passou a 20,6% em junho e alcançou 35,1% em julho. Ainda assim, a maioria das pessoas que tiveram algum sintoma de síndrome gripal no Piauí não procuraram atendimento de saúde em julho (64,9%).
 
A PNAD COVID19 construiu um indicador síntese que conjugou, entre os sintomas investigados, os mais associados à Covid-19. Foram considerados como conjunto de sintomas: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.
 
Quanto aos sintomas conjugados, houve aumento no Piauí. Em maio, cerca de 0,5% da população havia relatado sintomas conjugados de síndrome gripal no Estado. O valor subiu para 1% em junho e chegou a 1,1% em julho. 
 
O percentual dos que procuram atendimento de saúde é maior entre aqueles com sintomas conjugados de síndrome gripal. Cerca de 66,3% destes procuraram atendimento em julho, valor que também cresceu em relação aos meses anteriores: 47,9% em maio e 46,3% em junho.
 
Medidas de distanciamento 
 
Dados da PNAD COVID19 também revelam que 99,2% da população piauiense adotou alguma medida de restrição de contato em julho. Quase metade dos habitantes (46,5%) afirmaram que ficaram em casa e só saíram por necessidades básicas, cerca de 31,1% ficaram rigorosamente isolados e 21,4% reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas. Apenas 0,8% da população disseram não ter feito nenhum tipo de restrição.
 
 
No Brasil, a proporção foi semelhante: cerca de 98% da população brasileira afirmou ter adotado alguma medida de restrição de contato. Aqueles que afirmaram terem ficado em casa e só saído por necessidades básicas foram 43,6%, já os que reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas foram 30,5% e aqueles que ficaram rigorosamente isolados foram 23,3%. Apenas 2% não tomaram nenhum tipo de medida de restrição de contato.
 
 
Natanael Souza (Com informações do IBGE)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais