Cidadeverde.com

São Paulo quebra tabu e vence o Palmeiras no Allianz Parque

Imprimir

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

 

No décimo Choque-Rei disputado no Allianz Parque, o São Paulo conseguiu neste sábado (10) a primeira vitória sobre o Palmeiras na arena do rival. Reinaldo e Vitor Bueno marcaram e o time visitante ganhou por 2 a 0, em jogo pela 15ª rodada Campeonato Brasileiro.

Além de dar fim ao tabu, a equipe são-paulina subiu para a terceira posição do Nacional, agora com 26 pontos, um a menos do que Flamengo (2º) e Atlético-MG (1º) - o time mineiro, contudo, ainda joga neste domingo, contra o lanterna Goiás.

A vitória alivia, ainda, a pressão sobre o técnico Fernando Diniz, que esteve com o seu cargo ameaçado desde a eliminação precoce do time na fase de grupos da Libertadores.

O Palmeiras, por sua vez, estacionou nos 22 pontos, está na quinta posição e pode ver sua distância para a liderança aumentar para oito pontos.

Até este sábado, os palmeirenses acumulavam oito vitórias contra os são-paulinos e um empate jogando em casa. O primeiro revés vem justamente num momento em que o técnico Vanderlei Luxemburgo tem sido bastante criticado pelo desempenho de seus jogadores.

Este foi um jogo em que as defesas se sobressaíram em relação aos ataques. Os dois times insistiram durante boa parte do duelo em jogos pelo meio, congestionado pela concentração de jogadores, o que impedia que jogadas ofensivas claras fossem criadas.

A construção de chances reais de gols é justamente o maior problema enfrentado pelos rivais nos últimos jogos e um dos motivos pelos quais os dois treinadores chegaram ao clássico cobrados pelas torcidas.

Durante toda a primeira etapa, cada equipe teve apenas um lance que poderia ter tirada o zero do placar. O São Paulo em uma cabeçada Igor Gomes, que passou por cima do gol de Jailson. Já o Palmeiras teve em um chute de Patrick de Paula defendido por Volpi sua melhor oportunidade.

A produção ofensiva pouco refletia a importância do duelo, que poderia alçar o vencedor da partida até a vice-liderança do Nacional.

Faltava, incluse, lances individuais que pudessem surpreender os defensores. E foi justamente isso que Daniel Alves conseguiu aos 7 minutos da etapa final, quando descolou um belo passe, no meio da zaga, que encontrou Igor Vinícius na grande área. Ele sairia na cara do goleiro Jaílson, mas foi derrubado por Esteves e o árbitro deu pênalti.

Na cobrança, Reinaldo cobrou e colocou o São Paulo à frente no placar, aos 10 minutos.

A exemplo do que ocorreu na última rodada, quando foi derrotado pelo Botafogo, por 2 a 1, e perdeu sua série invicta após passar 20 jogos sem perder, o Palmeiras novamente precisou tomar um jogo para reagir.

Depois que os visitantes abriram o placar, os donos casa passaram a ficar mais com a bola, tentando uma pressão em busca do empate, enquanto os são-paulinos passaram a explorar os contra-ataques.

Para dificultar um pouco mais a situação palmeirense, o zagueiro Luan sentiu uma lesão muscular aos 26 minutos, mas o técnico Vanderlei Luxemburgo, à essa altura, já havia feito cinco mudanças e o defensor teve de permanecer em campo, arrastando-se em campo. Ele passou a ficar como um homem isolado no ataque, e Ramires passou a ficar no centro da zaga.

Já nos acréscimos, o time de Fernando Diniz conseguiu definir o placar, justamente em contra-ataque, finalizado por Vitor Bueno, aos 47 minutos.

Após o clássico, o Palmeiras vai, agora, encarar o Coritiba, na quarta-feira (14), novamente em casa. No mesmo dia, o São Paulo fará sua estreia na Copa do Brasil, contra o Fortaleza, em jogo pelas oitavas de final, no estádio Castelão.

PALMEIRAS
Jailson; Marcos Rocha, Felipe Melo, Luan e Esteves (Danilo); Patrick de Paula, Zé Rafael (Ramires), Raphael Veiga (Gabriel Veron) e Lucas Lima; Wesley (Gustavo Scarpa) e Willian (Luiz Adriano). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SÃO PAULO
Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê (Léo), Igor Gomes (Toró) e Daniel Alves; Brenner (Pablo) e Luciano (Vitor Bueno). Técnico: Fernando Diniz
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 10 de outubro de 2020 (sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza (ambos do RS)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Assistentes do VAR: Edina Alves Batista (Fifa/SP) e Fabrício Porfírio de Moura (SP)
Cartões amarelos: Esteves (PAL); Igor Vinícius (SAO)
GOLS: Reinaldo, aos dez minutos do segundo tempo (0-1); Vitor Bueno, aos 47 minutos do segundo tempo (0-2)

LUCIANO TRINDADE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais