Cidadeverde.com
Últimas

FMS inicia ação para detectar câncer de mama em moradoras de rua em Teresina

Imprimir

Foto: PMT

Em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina iniciou ação para detectar o câncer de mama nas mulheres em situação de rua. Até o final do mês, elas realizarão o exame preventivo de colo do útero na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Verde e, após avaliação clínica, poderão ser encaminhadas para realização de ultrassom mamária e/ou mamografia em clínica especializada.

Todas essas atividades estão sendo coordenadas pela equipe do Consultório na Rua (CR) da FMS, composta por médico, enfermeiro, assistente social, técnico de enfermagem, redutor de danos e psicólogo. Diariamente, eles circulam em uma van, atendendo às necessidades de saúde de pessoas em situação de rua e o atendimento acontece nas ruas, praças e em locais em que há aglomeração dessa população. 

A assistente social do CR, Melissa Lima, explica que as mulheres em situação de rua também recebem kits de higiene. “Geralmente, essas mulheres não têm a rotina de realizar exame preventivo, além de terem a higiene prejudicada e apresentarem repetição de doenças sexualmente transmissíveis. Com essa iniciativa, pretendemos detectar precocemente o câncer de mama, além de proporcionar a elas uma vida mais saudável, com maior bem-estar e dignidade”.

Segundo a enfermeira do CR, Marina Leite, a equipe do CR está desenvolvendo ainda um trabalho educativo. “Há mulheres que não têm esse cuidado com a sua saúde. Esse é um momento de resgate e de valorização do grupo feminino. Nós desenvolvemos várias ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas em situação de rua no decorrer do ano e, durante a campanha, estamos pensando em estratégias para atender cada vez melhor esse público”.

Da Redação
[email protected]

Tags: FMScâncer
Imprimir