Cidadeverde.com

HGV realiza cinco transplantes em 72 horas

Imprimir

Foto:HGV

Mais uma importante conquista foi comemorada pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), ao realizar cinco transplantes renais em 72 horas, com órgãos captados no próprio hospital. Os pacientes, três homens e duas mulheres, passam bem e continuam internados na unidade.

A coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que foram feitas três doações de múltiplos órgãos na semana passada; sendo os doadores dois pacientes de 18 anos e um de 50 anos. Todos estavam internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Ela acrescenta que o trabalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), Central Estadual de Transplantes e equipe de captação foi intenso para que os órgãos fossem disponibilizados em tempo hábil para os procedimentos.

¨Os fígados foram enviados para os estados do Ceará, Pernambuco e Minas Gerais. Já os rins ficaram para transplantar no HGV. Fizemos cinco transplantes com muita alegria. Que possamos continuar neste ritmo e beneficiar muitos pacientes que aguardam por um transplante ¨, pontua Celina.

O diretor-geral Gilberto Albuquerque explica que o hospital continua realizando outras atividades, mesmo com leitos destinados aos casos de Covid-19. “Tanto recebendo pacientes regulados quanto realizando os transplantes, isso mostra o compromisso do hospital com a sociedade e mesmo num período desses de crise, continuamos cumprindo com nossas obrigações”, explica o diretor.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH),  Pablo Santos, faz coro às palavras do diretor do HGV. “Mesmo com a pandemia, outros atendimentos de saúde prestados pelo HGV continuaram sendo cumpridos. Isso mostra o trabalho de uma equipe integrada e consciente do seu papel na prestação de serviços de qualidade em saúde no Piauí”, pontua o presidente da FEPISERH.


Da redação
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais