Cidadeverde.com

MP condena uso de coletivos por deficientes físicos em Teresina

Imprimir
A promotora Marluce Evaristo, do Ministério Público Estadual, declarou que é contra o transporte de deficientes físicos nos ônibus coletivos de Teresina, como está propondo a Prefeitura.
 
“Sou contra tudo o que o prefeito [Sílvio Mendes] está falando. O que o município está querendo é justificar com um erro. Essa proposta não tem viabilidade técnica e nem jurídica”, afirmou Marluce durante a solenidade de entrega de dois ônibus coletivos adaptados.

"A acessibilidade representa o aumento de um centavo na passagem de ônibus. O município nunca foi a favor da adaptação, que está cumprindo só porque é lei e o valor não representa nada diante dos benefícios", completa Marluce.

A promotora defende que o projeto Transporte Eficiente tem que coexistir com o transporte coletivo e o município tem que se adaptar, tanto ruas como calçadas. Além disso, o que a legislação manda é que 100% da frota seja adaptada. Segundo estimativas da prefeitura, até o final do ano mais 50 ônibus deverão entrar em circulação.

Associações de Deficientes Físicos corrobora da opinião do Ministério Público. “É importante o ônibus adaptado. Mas não vai resolver o problema porque Teresina não é uma cidade adaptada para os deficientes. É muito bonito falar sobre a acessibilidade, mas o prefeito precisa ver a realidade da cidade e a melhor opção é a melhora do Transporte Eficiente”, declara a presidente da associação, Carla Cléa.

Silvana Miranda, presidente da Associação dos Cadeirantes, disse que compartilha do pensamento dos deficientes.  “O ônibus vai beneficiar pessoas que andam de muletas, idosos, e os cadeirantes em si não serão muito beneficiados. Os cadeirantes precisarão de acompanhantes de qualquer forma. É vital o transporte eficiente”, afirmou.

Quem irá fazer a seleção dos motoristas que irão atuar no transporte coletivo adaptado são as duas associações. Eles ainda irão definir critérios para a seleção.

O prefeito Sílvio Mendes declarou durante a solenidade que o funcionamento dos ônibus vai depender da solidariedade das pessoas. “Todo mundo precisa ser consciente e eu receio que esses ônibus não irão atender aos anseios dos deficientes. Mas o município está disponibilizando porque é lei”, explicou.
 

Por lei, a prefeitura não pode destinar mais dinheiro para adaptar vans do Transporte Eficiente. Porém, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, será aberta uma licitação ainda hoje para a aquisição de mais duas vans.
 

Flash de Naruna Brito
Redação de Leilane Nunes

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: