Cidadeverde.com
Viver Bem

Entenda os benefícios de se alimentar de peixe para a saúde

Imprimir

A busca pela qualidade de vida tem promovido mudanças nos hábitos alimentares da população. Por isso, muitos promovem adaptações no cardápio, eliminando ou restringindo determinados alimentos. A carne vermelha, por exemplo, abre espaço para um maior consumo de peixe.

Diversificar o cardápio é importante. Entretanto, para quem busca uma dieta saudável, alguns cuidados são necessários. Isso porque não adianta fazer o peixe frito ou empanado. O ideal é que fazer o preparo na chapa, com pouco óleo, ou até mesmo seja cozido ou assado.

Além disso, outra informação é muito importante. Frutos do mar como lula, polvo e camarão não trazem os mesmos benefícios para a saúde. Afinal, eles possuem as mesmas gorduras encontradas nas carnes vermelhas e no frango, principalmente quando ingeridos com a pele.

Orientação

Aliás, é importante ressaltar que nem toda gordura faz mal. As saudáveis ajudam a combater o colesterol, evitando problemas cardiovasculares e controlando os níveis do colesterol ruim.

Para quem deseja acrescentar com uma frequência maior o peixe no cardápio, é importante lembrar que este alimento tem ômega 3, que ajuda o corpo na prevenção de algumas doenças. Salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3, também disponível na pescada amarela.

Antes de causar uma revolução na alimentação, porém, é importante consultar um médico especializado para a realização dos exames necessários e, com isso, a identificação dos nutrientes que exigem uma atenção especial. Um nutricionista também pode contribuir na construção de cardápio equilibrado e saudável.

 

Estadão Conteúdo

Imprimir