Cidadeverde.com

RFCC-PI disponibiliza serviço de assistência social gratuito para pacientes oncológicos

Imprimir

Foto: Divulgação RFCC

O câncer é uma doença que fragiliza os pacientes em diversos aspectos, mas quando o processo de tratamento dessa enfermidade é acompanhado por uma equipe médica, pela família e principalmente por uma rede de apoio, os impactos podem ser minimizados e as chances de sobrevida aumentam. A respeito desse apoio, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), oferece para os pacientes oncológicos um serviço de assistência social, que durante o tratamento do câncer auxilia na aquisição de medicamentos, alimentos, materiais de higiene pessoal, além de realizar ações informativas e socioeducativas.

O atendimento de assistência social da RFCC-PI é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h30 na Sala Fantasia, espaço que a instituição mantém no 2º andar do Hospital São Marcos. Esse serviço é destinado a todos os pacientes oncológicos tratados pelo SUS e que vivem em situação de vulnerabilidade social. E para se tornar um beneficiário, os pacientes passam por uma avaliação social, que dará o veredito se será incluído ou não nos programas oferecidos pela instituição.

Josiane Rêgo, assistente social da RFCC-PI, ressalta a importância do trabalho desenvolvido por sua equipe, para a promoção da cidadania dos pacientes oncológicos. “O nosso trabalho há muito tempo deixou de ter um caráter assistencialista, para ter um caráter assistencial, no qual o objetivo maior da nossa assistência passou a ser dar condições para que os pacientes tenham acesso às políticas sociais oferecidas, como saúde, educação e habitação. Nós fazemos isso através de orientações, informação, esclarecimento, ou seja, um trabalho de democratização e cidadania,” expressou a assistente social.

Os eixos de atuação do trabalho de assistência social da RFCC-PI estão divididos em 5 projetos, chamados de “5 A’s”, que são o Projeto Alertar, Projeto Aliviar, Projeto Abrigar, Projeto Alimentar e o Projeto Apoiar. Através dessas vertentes a instituição, com o apoio do voluntariado, consegue assistir em todos os aspectos os pacientes oncológicos, como pontua a assistente social.

“A RFCC-PI, por ser uma instituição filantrópica, não pode fugir totalmente da linha assistencialista, porém não deixamos de passar as devidas orientações quanto aos direitos concedidos aos pacientes oncológicos, para assim conseguirem o que de fato é deles por direito. Para isso, nós trabalhamos com 5 projetos que facilitam muito a vida dos pacientes menos favorecidos”, destacou Josiane Rêgo.

Por fim, Josiane reforça que o trabalho prestado pela RFCC-PI em prol dos pacientes não se restringe a apenas o auxílio financeiro e material, mas também são desenvolvidas ações que visam levar momentos de socialização para os pacientes oncológico. “A RFCC-PI, com o auxílio de suas voluntarias, desenvolvem recreações para crianças, festa para os aniversariantes do mês, como também, comemorações em datas especiais, como o dia das crianças, natal, dia das mães e do dia dos pais”, finalizou a assistente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais