Cidadeverde.com

HUT lança projeto para melhorar a segurança do paciente

Imprimir

Foto: Roberta Aline

O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), promoveu nesta quinta-feira (15) o lançamento do Projeto “Fortalecendo a Cultura de Segurança do Paciente” em alusão ao Abril pela Segurança do Paciente. O pontapé inicial aconteceu através de uma palestra da doutoranda em enfermagem e pesquisadora da área, Priscilla Mendes, sobre a cultura do paciente e o papel da liderança.

O projeto tem como objetivo, sensibilizar profissionais de saúde e pacientes, para a segurança baseada nas metas, do Ministério da Saúde, através de ações educativas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSP) do HUT, Roseanne Nunes, o projeto vem trazer mais para perto dos profissionais e pacientes, uma maior aplicação das seis metas de segurança. “Buscamos com essas ações educativas, criar uma cultura para se falar mais nas unidades sobre a Segurança do Paciente que são medidas simples, para evitar eventos adversos. Ao todo, são seis recomendações que temos que seguir”, disse.

As Metas

1. Identificar corretamente o paciente;
2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde;
3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos;
4. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos;
5. Higienizar as mãos para evitar infecções;
6. Reduzir o risco de quedas e ulcera por pressão.

O objetivo dessas metas é promover melhorias específicas na segurança. “Essas ações de padrão global são estratégicas para a minimização de eventos adversos evitáveis na assistência à saúde dos nossos pacientes e a conscientização geral em prol da segurança de todos. Vamos dar mais atenção à meta 4”. Avalia Fábio Marcos, diretor-geral do HUT.

Segurança do Paciente

Cinco protocolos já foram implantados no HUT: a identificação correta do paciente, prevenção de quedas, identificação de pacientes com alto e moderado risco para alergias e lesões por pressão – Ambos utilizam uma pulseira de identificação e informação nos pacientes durante o tempo de permanência no Hospital, além do protocolo de higienização correta das mãos.

Além disso, campanhas de conscientização acontecem de forma permanente no Hospital como a portaria “Adorno Zero”. A proposta da campanha é sensibilizar sobre não utilizar acessórios no ambiente hospitalar, uma vez diversos estudos apontam que os adornos usados na área assistencial abrigam agentes patogênicos, aumentando o risco de infecção, comprometendo a segurança do paciente e do profissional.

O Abril pela Segurança do Paciente faz parte da 1ª etapa do projeto “Fortalecendo a Cultura de Segurança do Paciente” desenvolvido pelo NSP do HUT com atividades mensais que ocorrerão até Dezembro de 2021.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais