Cidadeverde.com

Doses da reserva técnica da Sesapi estão sendo usadas para grupos específicos; veja quais

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi) informou ao Cidadeverde.com que as doses de reserva técnica das vacinas contra a Covid-19 estão sendo utilizadas para vacinar grupos específicos, que entraram como prioritários. Há uma semana, o juiz da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública determinou que essas doses fossem aplicadas em idosos, pacientes com comorbidades e renais crônicos e trabalhadores da saúde. 

De acordo com a Sesapi, as doses estão sendo usadas em indígenas, quilombolas, pacientes renais, policiais e pessoas com deficiência e que isso não está interferindo no processo de vacinação dos idosos. 

As doses também estão sendo utilizadas para suprir as necessidades dos municípios e evitar que pare a vacinação de grupos prioritários, devido a um equívoco de proporção populacional do Ministério da Saúde em algumas cidades.

A Sesapi disse ainda que o setor jurídico da Secretaria está enviando todas as informações à Justiça de como está procedendo em relação à reserva técnica. 

Chegada de vacina

Nesta sexta(23), o Piauí recebeu mais 47 mil doses que começaram a ser distribuídas aos municípios neste sábado. 

Das doses que chegaram ao estado, 8.800 são das vacinas Sinovac/Butantan (coronavac) e 38.500 dos imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz.

O lote de imunizantes será destinado para idosos de 64 a 60 anos (doses da Fiocruz), bem como profissionais das forças de segurança e salvamento e faixa etária de 69 a 65 anos (doses do Butantan).

Em Teresina, os idosos de 64 anos devem receber a primeira dose na próxima segunda-feira(26), quatro dias depois do previsto, já que a expectativa era que ocorresse na última quinta-feira(22), mas não foi possível, por falta de vacina. 

Vacinômetro

O painel da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí totaliza o recebimento de 738.180 doses de vacina, até a manhã deste sábado(24). Destas, 703.537 já foram distribuídas aos municípios e 34.643 estão na reserva técnica. Até hoje, 11,64% da população recebeu a primeira dose e 4,63% a segunda dose. 

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais