Cidadeverde.com

Secretaria Municipal de Esportes orienta sobre atividades físicas na pandemia

Imprimir
Foto: Ascom/PrefeituradeTimon
Em tempos de pandemia é preciso que as atividades físicas sejam feitas de forma responsável,para evitar o contágio pelo coronavírus. Pensando nisso, a  Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEJ) reuniu onze recomendações para que os exercícios sejam realizados com mais segurança.
 
O secretário municipal de Esportes, Juventude e Lazer, Lucélio Mendes, que também é profissional da Educação Física, explica que devido ao aumento de casos de Covid-19, é imprescindível que se tenha preocupações com as medidas de controle e segurança de infecções pelo coronavírus durante as atividades físicas.
“Sabemos que o esporte e lazer contribuem de forma positiva para a qualidade de vida, mas antes de praticar, é importante conhecer as condições sanitárias que estão sendo enfrentadas, além da orientação de um profissional; informar sobre a necessidade de reduzir o comportamento sedentário no período pandêmico de forma cautelosa.  O uso da máscara e manter o distanciamento, por exemplo, é indispensável”, explica o secretário.
 
Entre as recomendações da SEMEJ estão
1. Havendo a possibilidade, dê preferência para ambientes abertos e ventilados;
2. Use máscara cobrindo a boca e o nariz;
3. Evite contato físico com outros praticantes;
4. Evite contato físico com superfícies em locais públicos e de uso compartilhado;
5. Obedeça à distância mínima estabelecida pelos órgãos competentes, lembre-se quanto maior o distanciamento menor a probabilidade de infecção por micropartículas;
6. Utilize garrafa individual para hidratação;
7. Controle os horários das atividades evitando aglomerações, dê prioridade para horários com menores picos;
8. Opte por práticas esportivas sem contato físico;
9. Faça constantemente higienização dos equipamentos/recursos utilizados antes, durante e após a prática;
10. Em caso de sintomas da covid-19, interrompa a prática de exercício físico e procure um ponto de atendimento especializado;
11. Obedeça aos protocolos de biossegurança em vigência.
 
Exercício em casa
A Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer também orienta a prática de exercícios físicos em casa. O profissional de Educação Física  da SEMEJ, Ray Borges, explica que a  Organização Mundial de Saúde  recomenda para adultos a prática  de 150 a 300 minutos de exercícios físicos semanais que obedeçam  a uma intensidade moderada a vigorosa.
“Aos profissionais que estão em home office, recomendamos que a cada 30 minutos, realizem uma atividades simples, como levantar da cadeira, ir ao banheiro, beber água, falar ao telefone em pé ou caminhando pela casa, isso pode ser controlado por um despertador sinalizando o momento de realizar a atividade. Usar um maior tempo com as crianças em atividades de recreação, com os pets, exercícios  de alongamento, trocar o elevador por escadas quando possível.”, orienta o educador físico.
Aos iniciantes, a Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer, recomenda que priorizarem atividades leves, com exercícios que envolvam grandes grupos musculares.
“Como sentar e levantar e agachar para apanhar objetos com pouco peso, sempre respeitando os limites do corpo a partir da percepção de esforço. Diversas atividades podem ser realizadas em casa, como dançar, pular corda, games com simulação de movimentos esportivos ou de dança”, finaliza  Ray Borges.
A secretaria recomenda, ainda, que as pessoas busquem avaliação médica antes de iniciar atividades físicas e sempre tenham orientação de um profissional de Educação Física.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais