Cidadeverde.com
Últimas

Piauiense Breno Carvalho é convocado para Sul-Americano de Atletismo Sub20

Imprimir

Foto: Instagram Breno Carvalho

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou 74 atletas – 39 no masculino e 35 no feminino – para a disputa do Campeonato Sul Americano Sub-20 de Atletismo, que será nos dias 9 e 10 de julho, em Lima, no Peru. Na extensa lista o único piauiense é Breno Carvalho, da equipe Amormed. A competição iria acontecer nos dias 12 e 13 de junho, mas os peruanos pediram o adiamento. 

“A convocação veio e é uma convocação extremamente importante. O Breno já estava em São Paulo, pois conseguiu ficar na casa de amigos e assim economizar na parte de passagens e se manter pensando no Troféu Brasil e agora terá essa competição internacional pela frente”, explicou Jozimar Venção presidente da Federação Piauiense de Atletismo. 

Breno Carvalho é atleta do salto triplo e tem conseguido resultados expressivos. Tem no currículo o título de campeão brasileiro da prova nas categorias sub18, prata no brasileiro sub20 e bronze no sub23. Breno sai um pouco dos padrões do estado do Piauí que sempre tem nomes fortes na base do atletismo, porém quase todos nas provas de velocidade. 

Foto: Wagner Carmo/CBAT

"Ele era velocista. Na verdade quase todos os meus atletas no inicio eram só velocistas ou das provas de resistencia até porque eu não tinha tanto conhecimento de tantas provas. Aí em uma competição escolar ele foi fazer salto em distância e fez um bom salto e depois em uma competição Norte/Nordeste ele foi convocado", disse Jozimar Venção.

Hoje (10) Breno Carvalho está em São Paulo e amanhã (11) vai as pistas para disputar o Troféu Brasil de Atletismo, maior competição de atletismo da América Latina, que iniciou nesta quinta-feira e teria 16 piauienses representando o estado e alguns nomes filiados a outras federações, mas a delegação por completo não viajou devido a problemas para conseguir custear as passagens. 

O atleta estava por São Paulo há alguns dias participando de competições estaduais como forma de se manter em treinos de alto rendimento e voltar a ter ritmo de competição, pois o calendário do atletismo assim como da maioria das modalidades está retornando agora. 

O Campeonato Sul-Americano Sub20 tem caráter maior de importância neste ano porque é uma grande oportunidade de os atletas tentarem índices para o Campeonato Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, de 17 a 22 de agosto, e para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Santiago, no Chile, de 22 a 24 de outubro.

 

 


Pâmella Maranhão
[email protected]

Imprimir