Cidadeverde.com

Novo programa irá ampliar atendimento a pacientes diabéticos de risco em Teresina

Imprimir

Fotos:Romulo Piauilino/PMT

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta sexta-feira (6), da cerimônia de lançamento do novo Programa de Atendimento ao Paciente Diabético de Risco (PADIR) e entrega da revitalização do Centro de Atenção ao Diabético (CAD), instalado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA).

Segundo o prefeito, ações como essas são fundamentais para o enfrentamento dessa enfermidade, que afeta cerca de 13 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É um setor importantíssimo que estamos presentes e dando um suporte para melhorar a quantidade e a qualidade do serviço”, frisou Dr. Pessoa.

A expectativa é que o novo programa atenda aos pacientes diabéticos mais urgentes, que precisam de uma assistência multiprofissional. “Temos equipe altamente qualificada em várias especialidades e que vai diagnosticar e avaliar qual o melhor tratamento para o paciente diabético”, pontua Francisco Cavalcante, diretor geral do CISLA.

O programa deve receber e priorizar os pacientes com comorbidades como retinopatia e nefropatia, por exemplo, referenciados pelos serviços de atenção básica em saúde, bem como àqueles insulinos dependentes tipo 1 e 2, que necessitam de um maior acompanhamento, possibilitando a redução da fila de espera por esse tipo de suporte ambulatorial.

“Vamos cuidar em média de 1.500 pacientes diabéticos com complicações. Há muitas pessoas que não fazem parte do programa, por isso iremos ampliá-lo e referenciá-los para o cuidado mais próximo possível de suas residências, o que irá agilizar o atendimento”, conclui Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais