Cidadeverde.com

Mostra Casa Piauí Design será lançada nesta quinta-feira

Imprimir

O lançamento da sétima edição da Casa Piauí Design – O Artesanato na Decoração será durante café da manhã, nesta quinta-feira (02), no Restaurante Madame K. O evento terá início às 07h30, com as presenças de autoridades, artesãos, profissionais de arquitetura e ambientação, designers, imprensa, entre outros convidados.

Este ano, a mostra funcionará de 08 a 24 de maio, no Teresina Shopping, reunindo o trabalho de artesãos de vinte unidades produtivas do Estado, localizadas em Teresina, Castelo do Piauí, Coronel José Dias, Parnaíba, Buriti dos Lopes, Pedro II, Campo Maior, Monsenhor Gil e Luiz Correia.

“Esse é um projeto que visa melhorar, cada vez mais, a qualidade do artesanato produzido no Piauí. A idéia é desenvolver peças diferenciadas, que remetam à identidade local e com maior valor agregado. Com isso, pretendemos tornar a atividade artesanal mais rentável, garantindo novos mercados para esses produtos, o que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos nessa cadeia produtiva”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

O trabalho de concepção e desenvolvimento das peças, nas unidades de produção, é acompanhado por mais de cinqüenta estudantes de arquitetura do Instituto Camillo Filho, ICF; e da Universidade Federal do Piauí, UFPI. Todo o processo é supervisionado pelas arquitetas Luciana Marinheiro e Clarissa Borges e pelas coordenações de curso das duas instituições de ensino, através dos professores Paulo Vasconcelos (ICF) e Kaki Afonso (UFPI).

“Temos ainda a contribuição valorosa da artista plástica e designer Heloisa Crocco, do Laboratório Piracema de Design, com sede no Rio Grande do Sul. Heloisa tem um trabalho reconhecido nacionalmente, devido à busca constante pelo fortalecimento dos valores e da cultura de cada lugar em que atua. Serão dois meses de intenso trabalho, numa tentativa de revitalizar o artesanato do Estado, garantindo aos grupos envolvidos na iniciativa um salto ainda maior em qualidade e produtividade”, afirma a gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae no Piauí, Rosa de Viterbo.

Nesta edição, serão desenvolvidas cem novas peças em diversas tipologias como: couro, cerâmica, madeira, tecelagem, trançados, bordados, biojóias e rendas. As peças, a exemplo dos anos anteriores, vão compor famílias, com cinco produtos cada uma.

“Serão peças bastante originais, destacando a identidade do Piauí. Os materiais utilizados nas peças vão desde a argila, couro e madeira, até fios e sementes. Daremos ainda um grande enfoque às fibras vegetais, já que 2009 é o ano internacional dessa matéria-prima”, acrescenta Rosa.

Para a artista plástica e designer gaúcha, Heloisa Crocco, o Piauí tem inúmeras riquezas e um potencial natural ímpar, que pode ser replicado na atividade artesanal. “Quando o Sebrae se propõem a lançar o desafio aos estudantes de transpor a identidade do Estado para o produto artesanal, começa a incentivar também o diferencial do artesanato, que é a sua iconografia. Nesta edição, teremos peças que remetem ao Delta, a arte rupestre e aos palmeirais como tucum, carnaúba, coco babaçu e buriti. A idéia é despertar a curiosidade de quem consome artesanato para as riquezas do Piauí, mostrando para o Brasil as diferenças e peculiaridades desse local”, comenta.

Ainda segundo Heloisa, o papel do design, neste momento, é revitalizar o trabalho artesanal, através da mistura de conhecimentos, dando dicas sobre paleta de cores, desenhos, estampas e padrões. “Queremos sensibilizar os artesãos para a importância de desenvolver peças que os particularizem, buscando inspiração em motivos que sejam da região. Quando mostramos nossas referências, conseguimos tornar a atividade artesanal mais valorizada e rentável”, ressalta.

A Casa Piauí Design 2009 é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz; ICF, UFPI e Fundação Banco do Brasil.

Segundo levantamento feito pelo Sebrae no Piauí, a cadeia produtiva do artesanato no Estado envolve o trabalho de quase vinte e cinco mil pessoas, garantindo trabalho e renda para famílias de norte a sul do Piauí.

 
Serviço:
Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1305
Gerente: Gilson Vasconcelos – (86) 9427-0956
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: