Cidadeverde.com

SAMU de Teresina atende média de 18 acidentes com vítimas por dia

Imprimir

Foto:FMS

Durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina alertou que no primeiro semestre deste ano atendeu 3.314 ocorrências de acidentes de trânsito com vítima na capital.

O diretor geral do Samu Teresina, Eliel Pereira dos Santos, afirma que o número de ocorrência corresponde a mais de 18 acidentes com vítima por dia na zonas Urbana e Rural da capital. 

O tema da Semana Nacional do Trânsito este ano é “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.  “O Samu alerta que nesta Semana Nacional de Trânsito é para preservar vidas por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito”, disse o diretor.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, também esteve na abertura da semana e fez um alerta sobre a imprudência no trânsito. Os acidentes com motociclistas, por exemplo, é a segunda maior entrada de atendimentos no Hospital de Urgências de Teresina (HUT).

 “Os dados revelam que existe muita imprudência e descumprimento da legislação. No HUT cerca de 88% de vítimas de acidentes de trânsito que chegam ao hospital são de motociclistas”, diz.
Dados do HUT mostram que neste ano o número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito já ultrapassou ao registrado em todo 2020. 

No ano passado foram 5. 746 acidentes de trânsito geral e de janeiro a agosto de 2021 foram 5.956.  

Os acidentes de trânsito com motocicleta em 2020 foram 5.077 e em 2021 de janeiro a agosto somam 5.198. 

Cerca de 64% das cirurgias realizadas pelo HUT são decorrentes de vítimas de politraumas envolvidas em acidentes de trânsito. A faixa etária predominante é de 21 a 40 anos com 57% e o sexo predominante é o masculino com 77%.

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais