Cidadeverde.com

Incêndio atinge vegetação nativa de povoados em Jurema, sul do Piauí

Imprimir

A região do município de Jurema, localizado no sul do Piauí, distante 581 quilômetros de Teresina, é mais uma cidade do estado que vem enfrentando incêndios. De acordo com a prefeita Kaylanne da Silva (MDB), as chamas tiveram início nesse fim de semana e já atinge a vegetação de seis povoados na zona rural do município.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Floriano e São Raimundo Nonato chegaram à região nessa segunda-feira (20) e estão tentando controlar o fogo. Ainda de acordo com a gestora, por volta do meio dia, a situação das chamas começa a piorar.

“O incêndio fica mais calmo, mas ele piora por volta de meio dia que começa a ventar e o sol 'esquenta', como aconteceu ontem”, explica a prefeita.

Devido a vegetação nativa e o local possuir bastante serras, o Corpo de Bombeiros vêm enfrentando dificuldades para debelar os focos de queimada. Segundo a instituição, as equipes também seguem fazendo o monitoramento desses focos e as comunidades possivelmente ameaçadas pelo fogo.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Jurema, o incêndio está cerca de 15 quilômetros de distância da cidade. Por não possuir brigadistas no município, a gestora pediu o auxílio de moradores que possuírem carros-pipa para ajudar as equipes do Corpo de Bombeiros. 

Recorde em focos de incêndio

O Piauí bateu recorde em focos de incêndio durante o mês de setembro. Segundo o Programa de Dados de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos primeiros 20 dias deste mês, já foram registrados 3.949 focos de incêndio.

Uma das situações mais graves neste mês no Piauí foi registrada em São Raimundo Nonato, em áreas próximas ao Parque Nacional da Serra da Capivara, região sul do Piauí. O artista piauiense Whindersson Nunes chegou a fazer um apelo nas redes sociais para que as autoridades ajudassem a  combater incêndios  e enviou um avião para ajudar a apagar o  fogo na cidade.

Rebeca Lima
redaçã[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais