Cidadeverde.com
Geral

Piauí ultrapassa casos de dengue de 2020 e situação é de alerta

Imprimir

Os casos confirmados de dengue no Piauí, até o momento, já ultrapassam os números registrados durante todo o ano passado. De janeiro a outubro foram 2.654 confirmações. Já de janeiro a dezembro de 2020, 1.773 pessoas foram infectadas pelo mosquito, o que representa um aumento de 50%. A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, diz que a situação é de alerta, principalmente, para o Sul do estado. 

"Desde Floriano, Bom Jesus, Geminiano, Picos, Santa Luz [...] mesmo em tempo de crise de covid, o crescimento é significativo. Já estamos com 50% de casos e praticamente 3 mil casos notificados, que são os que ainda precisam de confirmação laboratorial", destaca Costa. 

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi ressalta que os casos notificados [quase 3 mil] também preocupam, pois indicam a circulação do mosquito aedes aegypti. 

"É uma chamada de atenção. Podemos encerrar um caso por um diagnóstico clínico, mas antes, a gente tem que ter uma confirmação do vírus do município. Confirmando isso, consequentemente, a gente pode encerrar os outros casos no período de 30 dias como um caso com vínculo epidemiológico, ou seja, alguém também se contaminou no município pela circulação do vírus", pontua. 

Amélia Costa aponta ainda para a preocupação com as chuvas que têm caído no estado. A orientação é redobrar os cuidados com a armazenamento do lixo. 

"A preocupação é que temos chuvas esporádica e densa. Precisamos dar o destino adequado ao lixo para não estabelecer criadouros. Uma tampa pode ser um criadouro e é essa a preocupação maior", alerta a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Imprimir