Cidadeverde.com

Professores dão dicas para preparação na reta final do Enem

Imprimir

Os professores que atuam na preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deram dicas de como se dar bem nas provas. Wendell Marques, coordenador de Física do colégio Madre Savina, orienta que os candidatos foquem, primeiramente, nas disciplinas do primeiro dia e que comecem pelas questões consideradas mais fáceis, que dão a sensação de "porto seguro".

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Para a disciplina de Física, o professor diz que outra boa estratégica é identificar palavras-chaves na resolução das questões e, assim, ganhar tempo. 

"Quando a gente usa termos específicos como indução eletromagnética ou circuitos elétricos, por exemplo, são palavras-chaves que facilitam e o aluno já sabe qual equação usar para a resolução das questões", orienta Marques. 

Ja o professor Dedé dá dicas para a resolução das questões de Geografia e destaca a interdisciplinaridade com a matéria de Redação. A dica dele são os mapas mentais, uma forma de estruturar conhecimentos e organizá-los.

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

"Geografia hoje trabalha com temas sociais e a discussão é importante também para a redação. Os mapas mentais são importantes. Neles, o aluno coloca com suas palavras aquilo que entendeu. O melhor método é ensinar para outra pessoa. Com a tecnologia,  podem ser feitos grupos de WhatsApp e enviados áudios, vídeos ensinando. Separa um quarto, separa o quadro e vira professor. Isso desenvolve mais o cognitivo, a retórica e é bom também para Redação", orienta o professor de Geografia do Madre Savina. 

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

Neste ano, o Enem ocorre nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. No segundo, matemática e ciências da natureza.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais