Cidadeverde.com

Floriano reduz para 60% a ocupação de leitos de UTIs após meses de alta

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A regional de saúde que corresponde à cidade de Floriano e municípios do entorno, voltou a apresentar redução da taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid. No momento, apenas 60% dos leitos de UTI do Hospital Regional Tibério Nunes estão sendo utilizados para o tratamento de pacientes com Covid-19. 

O levantamento é do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI) e foi divulgado nesta quinta-feira (18). Há cerca de quatro meses, o território que corresponde aos Vales dos Rios Piauí e Itaueiras e Tabuleiros do Alto Parnaíba, vinha apresentando a ocupação de 100% dos leitos de UTI Covid.  

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos, professor Emídio Matos, essa redução é um reflexo do alerta feito à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Governo do Estado sobre a alta taxa registrada nos últimos meses.

“A gente tem chamando a atenção da Sesapi e do Governo do Estado porque estava há quatro com taxa de ocupação de 100%. A gente chamou a atenção das equipes para olhar o que estava acontecendo na região””, explica o coordenador.

Foto: Reprodução/NESP-UFPI

Além desse território, outras duas regiões correspondentes aos municípios de Oeiras, Picos, Paulistana e cidades ao entorno, também registraram diminuição de ocupação. Em Oeiras, essa ocupação diminuiu para 80%, mais ainda se encontra em vermelho no mapa, e em Picos e Paulistana, a taxa está em 50%.

Sobre os territórios com ocupação acima de 50%, o coordenador do Núcleo de Estudos ressalta que é necessário buscar mais atenção a rede de saúde básica com mais testagem dos pacientes e isolamento da população. 

“A gente tem que pensar no Sistema de Saúde como uma rede, se a atenção básica não tiver testando e isolando a população, mais gente vai adoecer gravemente e vão precisar de leitos de UTI”, reforça Emídio Matos. 

O professor Emídio Matos acrescenta ainda que o avanço da imunização completa dos piauienses é outro fator importante para a queda de ocupação dos leitos de UTI.

“Na medida que a gente avança com a imunização completa da população, você tem essa redução da taxa a de ocupação, então de fato a vacina protege”, finaliza.  Emídio Matos. 

Confira a ocupação de cada território:

  • Planície Litorânea: ocupação 20%
  • Cocais: ocupação 70%
  • Entre Rios, Carnaubais e Vale do Sambito: ocupação 49%
  • Vale do Rio Guaribas Chapada Vale do Rio Itaim: ocupação 50%
  • Vales dos Rios Piauí e Itaueiras Tabuleiros do Alto Parnaíba: ocupação 60%
  • Vale do Canindé: ocupação 80%
  • Chapada das Mangabeiras: ocupação 22%
  • Serra da Capivara: ocupação 0% (não possui mais leitos de UTI Covid)

 

Rebeca Lima
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais