Cidadeverde.com
Geral

Mais de 7.500 pacientes foram operados gratuitamente de catarata no Piauí

Imprimir

Foto: divulgação Sesapi

Mais de 7.500 pacientes foram operados gratuitamente de catarata no Piauí. O secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que os procedimentos cirúrgicos ocorreram durante mutirões de cirurgias que, além de garantir o acesso da população aos serviços de saúde, ajudam na descentralização dos serviços e redução de filas de espera. 

“Os mutirões de cirurgias de catarata são essenciais para descentralizar os serviços de saúde no nosso estado. Em 2021, até esse momento, já foram mais de 7.500 procedimentos beneficiando piauienses por todas as regiões de saúde", reforça Florentino Neto. 

Na última semana, o mutirão de cirurgias eletivas ocorreu na cidade de Valença, no interior do Piauí, onde 523 pessoas, residentes da região Vale do Sambito, foram submetidos ao procedimento cirúrgico de catarata. 

Além das 7.500 cirurgias, mais de 9 mil consultas oftalmológicas foram realizadas este ano. 

Joselma Oliveira, diretora de descentralização e organização hospitalar da Sesapi, acrescenta que as equipes de saúde reforçaram todos os cuidados com normas sanitárias devido à pandemia da Covid-19. 

“Com a retomada das cirurgias eletivas, tivemos todos os cuidados para realizar os mutirões seguindo as normas de segurança sanitária. Podemos dizer que atingimos nosso objetivo este ano. Os mutirões são essenciais nesse sentido, além de beneficiarem pessoas de variadas idades e de várias regiões”, destacou a diretora.


Da Redação
[email protected]

Imprimir