Cidadeverde.com
Esporte

O gigante brasileiro nas escolinhas de futebol

Imprimir

Estive lendo no portal FUTEBOL INTERIOR de Campinas-SP uma matéria do jornalista e professor Sérgio Carvalho. O jornalista começa dizendo o seguinte:

Foto - Atlético-PR - Divulgação

“Estou no futebol há mais de cinquenta anos. Sempre achei que conhecia tudo sobre este esporte que reúne multidões em todos os estádios do mundo. Mas não sabia, por exemplo, que o Athletico Paranaense, o chamado Furacão de Curitiba, tinha uma infraestrutura tão gigantesca só para revelar valores”.

Disse o jornalista que:

- São dezenas de Escolinhas espalhadas por todo o Brasil e até pelo exterior. Ao todo, são 200 escolas de futebol, quatro das quais em países diferentes(Peru, África do Sul, Venezuela e México). As outras 196 estão espalhadas por quase todos os Estados brasileiros.

Quem revelou os detalhes ao jornalista foi  Rinaldo Francisco de Lima ( Nem ) ex-jogador de futebol, inclusive do São Paulo de 1993 a 2000 e atualmente um dos responsáveis pelas Escolinhas do Furacão.

Disse Nem:

“É um trabalho árduo, mas compensador. Tanto que 41 por cento do  elenco do Furacão hoje vem destas escolinhas. Cada vez mais o clube integra as revelações de suas Escolas ao seu elenco principal. E muitas vezes, também os vende para ampliar seu potencial financeiro que visa manter o time do Athletico entre os melhores do Brasil e da América do Sul.”

Para motivar os garotos, a Escolinha do Athletico promove com outras escolas torneios seguidos de futebol para quase todas as categorias. Geralmente os jogos são disputados nos finais de semana.

E acrescentou Nem:

“A disciplina está acima de tudo. Os árbitros também são apaixonados pelo trabalho que fazem. No ano que vem há uma promessa: os garotos que produzirem melhor futebol durante o ano poderão ganhar uma viagem até Curitiba onde vão conhecer o estádio e o Centro de Treinamento do Furacão e também poderão assistir um jogo oficial do Athletico. Tudo bancado por aquele importante clube paranaense.”

E de acordo com a matéria do jornalista e professor Sérgio Carvalho no portal FUTEBOL INTERIOR, há uma atenção especial com o rendimento na escola. E os pais acompanham tudo de perto nos mais diferentes lugares.

O título da matéria é:

- Athletico é o gigante brasileiro nas escolinhas. Furacão tem uma infraestrutura gigantesca para revelar jogadores ao mundo.

É um belo exemplo para os clubes do futebol brasileiro, inclusive para os piauienses que todos os anos têm que contratar mais de 20 jogadores de outros Estados para o começo de temporada.

Dídimo de Castro
[email protected]

Imprimir