Cidadeverde.com

Vigilância notifica 27 estabelecimentos por aglomeração somente em fevereiro

Imprimir

Equipes da Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS) já notificaram 27 estabelecimentos, durante este mês de fevereiro, que descumpriam os protocolos de segurança contra a Covid-19 estabelecidos no decreto estadual de 10 de fevereiro.

Além disso, três estabelecimentos foram atuados durante as últimas semanas. Entre os principais descumprimentos estão a falta de distanciamento e aglomerações. Segundo a gerente de Vigilância Sanitária, Larisse Portela, as fiscalizações ocorrem em todas as zonas de Teresina e o número de autuações vêm diminuindo.

“Nós intensificamos as fiscalizações, após a publicação do último decreto estadual, temos feito esse monitoramento em todas as zonas da capital, replanejando a cada final de semana de acordo com o comportamento da população. O que a gente pode perceber é que o número de autuações diminuiu, a maioria do empresariado tem entendido que é necessário a obediência aos protocolos sanitários, houve apenas três atuações e 27 notificações, nesse mês de fevereiro”, explica Larisse Portela.

Carnaval

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Teresina não irá promover festas públicas de carnaval e nem apoiar eventos financeiramente. A decisão foi tomada após o aumento dos casos de Covid-19 impulsionados pela variante ômicron.

Larrise Portela ressalta que as fiscalizações continuarão nesse próximo final de semana e caso haja algum descumprimento, os estabelecimentos serão autuados.

“Nós continuaremos esse monitoramento nos estabelecimentos, observando o comportamento das pessoas, observando o comportamento do empresariado, a obediência aos protocolos sanitários, e no caso de haver alguma necessidade há sim a intervenção da equipe da vigilância sanitária que atua junto com a polícia militar”, acrescenta.

Denúncias

A gerente de Vigilância Sanitária da FMS informa ainda que a população pode formalizar denúncias à Vigilância Sanitária pelo telefone 3215-9102, de segunda a sexta-feira em horário comercial.

“Caso a população evidencie alguma aglomeração aos finais de semana, pode contactar a polícia, no 190 e faremos o planejamento para averiguação e apuração da denúncia”, finaliza Larisse Portela

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais