Cidadeverde.com

Abrigo dos internos do semiaberto é reformado e ganha novos espaços para evitar fugas

Imprimir
  • 8.jpeg Renato Andrade
  • 7.jpeg Renato Andrade
  • 6.jpeg Renato Andrade
  • 5.jpeg Renato Andrade
  • 4.jpeg Renato Andrade
  • 3.jpeg Renato Andrade
  • 2.jpeg Renato Andrade
  • 1.jpeg Renato Andrade

A reforma do espaço do Programa Semiliberdade foi entregue à sociedade nesta segunda-feira (21) durante solenidade na zona Norte de Teresina. A nova estrutura foi pensada para evitar que rebeliões e fugas sejam registradas na unidade. 

Ao Cidadeverde.com, o coordenador da casa, Apollo Tobal Neto, falou que a unidade é bem protegida e equipada para receber e proteger os adolescentes que estarão cumprindo medida socioeducativas de semiliberdade. 

"Não temos nenhuma tomada dentro da unidade justamente para evitar questões como foco de fogo. Temos guarita que nos dá toda visibilidade da parte recreativa, muros altos e um Grupo de Ações Rápidas as medidas Socioeducativas para conter qualquer possível problemática dentro da casa", explicou Apollo Tobal Neto. 

A unidade Semiliberdade tem capacidade para atender 21 adolescentes, que terão no espaço atividades esportivas, atendimento psicológicos, pedagógicos e assistência social. 

"Além disso, eles terão acesso a oficinas de artesanato, corte e costura, corte de cabelo, oficina de bonecos de pelúcia, pintura de porcelanato, fora as parcerias que temos externas, como curso de computação e vendas", acrescentou o coordenador da unidade. 

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Os adolescentes que serão acolhidos na casa ficarão na unidade de segunda à sexta-feira. Aos finais de semana, aqueles com boa conduta, serão autorizados a irem para casa. 

Na unidade terão horário para comer, dormir e aulas. "Precisam se adequar para que o Ministério Público decidir que ele está apto a adentrar na sociedade novamente", completou Apollo Tobal Neto. 

O governador Wellington Dias participou da solenidade e relembrou que no seu primeiro mandato como governador tomou a decisão de organizar o sistema nessa área de adolescentes. 

"Tínhamos um sistema puramente fechado. Tivemos que descentralizar para outras regiões e a partir daí adequar as estruturas para que o adolescente tivesse oportunidade de esporte, cultura, lazer, educação e profisisonalização", frisou o governador. 

Já a vice-governadora Regina Sousa, que também esteve na solenidade, destacou que aquela unidade é a porta de saída para esses adolescentes infratores. 

"Eles têm que sair profissionalizados e estudantes.  gente tem que ter esse cuidado para que eles possam render lá fora e consigam empregos", afirmou Regina Sousa. 

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais