Cidadeverde.com

Ministro Onyx Lorenzoni lança Serviço Voluntário para prefeitos no Piauí

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, está em Teresina e participa nesta quinta-feira (24) do lançamento do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para os prefeitos piauienses. 

O evento ocorre na sede da Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM) e conta com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), além do presidente do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), Esdras Avelino Leitão Júnior.

O programa de Serviço Civil Voluntário foi criado por Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 1º de fevereiro. Na prática, os municípios poderão optar por aderir ou não. Objetivo da vinda do ministro ao estado é angariar o apoio de prefeitos piauienses para a ação do governo federal. 

Dr. Pessoa foi um dos gestores que já confirmou a adesão ao programa nacional. O prefeito elogiou Onyx Lorenzoni, o ministro Ciro Nogueira (Progressistas) e a senadora Eliane Nogueira (Progressistas) e considerou que o programa veio em “boa hora”. 

“É um dos projetos de urgência e emergência para geração de emprego e renda, principalmente, para os jovens de 18 a 29 anos e as pessoas que estão fora do mercado de trabalho de 50 ou anos. É um projeto com visão social macro”, afirmou o gestor. 

O programa 

O Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário é voltado a jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.

Os participantes terão direito a uma bolsa paga pelo município, vale-transporte (ou transporte gratuito, a depender do município) e seguro contra acidentes pessoais. A jornada de trabalho será de 22 horas semanais, limitada a oito horas diárias.

O valor da bolsa será equivalente ao salário mínimo por hora (hoje em R$ 5,51), multiplicado pelo total de horas gastas nas atividades de qualificação profissional e de trabalho. Será permitida a acumulação da bolsa com os benefícios do Programa Auxílio Brasil.

O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

O senador Elmano Ferrer (Progressistas) esteve presente no evento e destacou que a vinda de mais um ministro do governo federal mostra o trabalho de Jair Bolsonaro voltado para os municípios piauienses. 

“Isso é importante, pois é um ministro de uma área que é a geração de emprego, a criação de novas oportunidades. Esse programa que ele vem anunciar é com parceria com os municípios e sobretudo importante para essa questão resultante deste drama que vivemos na pandemia”, frisou.

 

Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais