Cidadeverde.com

Mais de 1.300 registros de furto de fiação elétrica; 80% dos presos são reincidentes

Imprimir

Foto: Reprodução/Equatorial-PI

A concessionária de energia elétrica no Piauí registrou, só em 2021, mais de 1.300 ocorrências de furtos de cabos da rede de distribuição e de clientes individuais. Deste total, 729 se concentraram em Teresina, que também sofre com essa situação em prédios públicos e estabelecimentos comerciais.

De acordo com o delegado Odilo Sena, titular do 13º Distrito Policial da capital, ao menos 15 pessoas já foram indiciadas por receptação ou furto de cabos de cobre. “70% a 80% são reincidentes. Todos que foram presos, boa parte em flagrante delito, estão soltos, sem exceção [...] temos uma legislação que nos amarra”, lamentou.

No ano passado, uma escola localizada no bairro Satélite, na zona Leste da capital, onde seria realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve sua fiação elétrica furtada e precisou remanejar emergencialmente os candidatos para um outro ponto de aplicação da prova por conta da situação.

Já nos primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) já contabilizou cerca de 1.300 metros da fiação da iluminação pública de ruas, parques e praças da capital foram furtados neste ano. A metade desses delitos se concentraram na Avenida Maranhão, que liga as zonas Norte e Sul da cidade.

Lojistas

O problema também impacta lojistas teresinenses, que convivem com constantes furtos de fios em seus estabelecimentos. O empresário Marcos Pinto, por exemplo, relatou ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (25) que, só neste ano, já foi vítima deste tipo de ação em seis oportunidades, inclusive em dois dias seguidos.

“Ainda nem terminamos fevereiro, e temos seis ocorrências. Duas em lojas do Centro, onde inclusive vieram em um dia, restabelecemos a energia e no dia seguinte a noite eles voltaram e tiraram de novo. Depois na construção de uma loja no Dirceu também foi atingida e um imovel que alugamos também foi atingido”, contou o empresário. 

Já Tertulino Passos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI), revelou que após um prejuízo de mais de R$ 20 mil para reparar e instalar a fiação furtadas em seus empreendimentos, decidiu investir cerca de R$ 7 mil com a instalação de grades e concertina para proteger os cabos da rede elétrica. 

Segundo o dirigente, causa espanto a ousadia dos criminosos que se arriscam para furtar este material, bastante valorizado durante a pandemia. “Quando se vai para a fiação, vemos a audácia dessas pessoas, porque elas retiram essa fiação inclusive próximo aos transformadores, com ligações de alta tensão", disse.

Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais