Cidadeverde.com

Forte neblina surpreende teresinenses nas primeiras horas desta terça

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Uma forte neblina supreendeu os teresinenses na manhã desta terça-feira (08). Quem saiu de casa cedo precisou redobrar a atenção no trânsito, por causa da visibilidade reduzida causada pelo fenômeno. 

Em vários pontos da capital, moradores também registraram o fenômeno. Fotos e vídeos foram compartilhados nas redes sociais. 

Segundo o climatologista Werton Costa, professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi),  a neblina registrada em Teresina tem relação direta com o vapor d'água na madrugada.

Ainda segundo o especialista, o fenômeno, geralmente, está associado a começo ou ao fim de uma estação.

Foto: Yala Sena

“As neblinas ou nevoeiros estão geralmente associadas ao começo e ao término de uma estação chuvosa. As primeiras ocorrem no final de outubro e as últimas no final de abril. Tem se tornado bastante corriqueiro a presença desses fenômenos no estado do Piauí”, explicou o especialista.

“Na verdade, temos a manifestação da condensação do ar. Os nevoeiros ou neblinas estão associados a grandes concentrações de umidade, na forma de vapor d'água. Para que o vapor se torne liquido, é necessário que haja uma mudança na temperatura. Geralmente, nas madrugadas a temperatura torna-se mais baixa, facilitando o processo de condensação, quando o vapor torna-se visível. É como uma nuvem estacionasse pela cidade”, completou Werton Costa.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais