Cidadeverde.com

Vistoria constata irregularidade contra incêndio em prédio do Corpo de Bombeiros em Teresina

Imprimir
  • BOMBEIROS6.jpg Ascom/MP-PI
  • BOMBEIROS5.jpg Ascom/MP-PI
  • BOMBEIROS4.jpg Ascom/MP-PI
  • BOMBEIROS3.jpg Ascom/MP-PI
  • BOMBEIROS2.jpg Ascom/MP-PI
  • BOMBEIROS1.jpg Ascom/MP-PI

Uma vistoria realizada por uma equipe do Ministério Público do Piauí (MP-PI) na segunda-feira (14), constatou que a 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), situada na Avenida Maranhão, em Teresina, não está regular com as normas de prevenção de incêndio. O próprio Corpo de Bombeiros é quem emite alvarás de funcionamentos e constata a regularidade de prédios quanto ao combate a incêndios.

“O que chama atenção é que a própria unidade do Corpo de Bombeiros não está regular com as normas de prevenção de incêndio, não tem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros”, afirmou a promotora Fabrícia Barbosa, coordenadora do  Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), ao Cidadeverde.com

Além da participação de membros do Gacep, a visita técnica também contou com representantes das 48ª e 56ª Promotorias de Justiça da capital, também verificou outras irregularidades relacionadas à precariedade da estrutura física do prédio e das condições de trabalho no local. 

Dentre as demais falhas observados estavam problemas relacionados a rachaduras e infiltrações nas paredes do prédio, com risco iminente de desabamento do teto, bem como fiação exposta, precariedade dos alojamentos dos bombeiros e falta de banheiros e de (EPIs) e equipamentos para mergulho em quantidade suficiente.

Após a visita técnica, foi estabelecido um prazo de dois meses para que o Comando da 1ª Cia Independente do CBMEPI, em conjunto com os órgãos de segurança pública, adote as providências legais cabíveis e realize as correções das irregularidades relacionadas à falta de estrutura e de condições adequadas de trabalho aos militares lotados na unidade visitada.

“Na mesma oportunidade para o comandante da unidade, daquilo que é atribuição dele. Para as demais autoridades, e inclusive a gente identifica o próprio governador do Estado sobre a situação. A gente adota as providências e a confecção do relatório detalhado da inspeção”, pontuou a coordenadora do Gacep.

A promotora Fabrícia Barbosa disse à reportagem que, após a provocação da inspeção, o comando da instituição se comprometeu com a reforma da unidade, que será acompanhada de perto por uma equipe do MP-PI.

O que diz o Corpo de Bombeiros

Procurado pela reportagem, o tenente-coronel José Veloso, relações públicas do Corpo de Bombeiros, informou que aguarda o relatório do MP-PI para tomar as providências.

“Nós estamos aguardando o relatório do Ministério Público para saber o que eles identificaram para a gente tomar as providências”, explicou.

Ainda segundo o tenente-coronel José Veloso, um planejamento de investimento do Corpo de Bombeiros que já está em execução em outras unidades, já previa a reforma no prédio da 1ª Companhia.

“Independente dessa vistoria, o Corpo de Bombeiros já havia detectado a necessidade de reforma nas instalações e já está em andamento um processo de reforma. O comandante fez um planejamento de investimentos, que está sendo executado paliativamente, e na sequencia estava esse prédio da Avenida Maranhão”, ressaltou.

O relações públicas da instituição também esclareceu que também está em fase de aquisição novos equipamentos, tanto operacionais como de proteção individual.

Breno Moreno (Com informações do MP-PI)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais