Cidadeverde.com

Strans fiscaliza via GPS se grevistas cumprem com 80% da frota de ônibus

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O major Cláudio Pessoa, superintendente da Strans, informou na manhã desta terça-feira (22) que a Prefeitura está fiscalizando, via GPS, se o Sintetro está cumprindo a circulação de 80% da frota de ônibus durante a greve.

“Temos a fiscalização que é feito via equipamento CITgis, que é através de GPS, para saber se os ônibus estão rodando ou não. No final do dia vamos computar como foi o cumprimento e encaminhar para a Procuradoria Geral do Município encaminhar para a Justiça, para saber se eles estão cumprindo ou não”, afirmou o major Cláudio Pessoa, que participativa de evento na Semcaspi, no centro de Teresina

O portal Cidadeverde.com tomou conhecimento que representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) tentam uma reunião com a Strans para mediar um acordo com os empresários de ônibus.

Cumprimento da ordem judicial

O Sintetro afirmou que irá acatar a decisão judicial, que determina a circulação de 80% da frota de ônibus nos horários de pico, mas que deverá recorrer da decisão.

De acordo com o advogado do sindicato, Francisco Marins Júnior, a decisão já representa a frota que circulava antes da greve porque o Setut não cumpria com a ordem de serviço estabelecida pela Strans.

“É importante que a população saiba que o Setut não tem cumprido com a ordem de serviço da Strans. A Strans determina que rode 250 ônibus na cidade e o Setut está colocando apenas 190, que corresponde a cerca de 80% da frota atual. A decisão é o que roda atualmente sem greve e essa decisão acaba com o direito constitucional dos trabalhadores”, explica.

Francisco Marins pontuou ainda que o sindicato deverá cobrar um percentual justo, menor que 80% da frota.

“A gente sabe que tem que rodar porque é um serviço essencial, mas a decisão judicial faz com que a greve perca sua eficácia. Então a gente quer que seja um percentual justo e não esse de 80%”, ressalta o advogado.

 

Flash Yala Sena e Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais