Cidadeverde.com

Há 2 anos, Piauí registrava o primeiro óbito por covid-19; mortes chegam a 7.200

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Em 27 de março de 2020, o Piauí registrou o primeiro óbito por Covid-19 no estado. A vítima foi o então prefeito de São José do Divino, Antônio Felício (PT)

Dois anos depois, em 27 de março de 2022, o Piauí não registrou nenhum óbito ou caso de Covid-19 no estado nas últimas 24 horas, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi). 

Nesse período, mais de 7,7 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no Piauí e, ainda segundo balanço da Sesapi, mais de 367 mil piauienses contraíram a doença nesses últimos dois anos. 

Os óbitos e casos confirmados foram registrados em todos os 224 municípios do Piauí. 

Morte de prefeito 

O prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antonio Felicia (PT), 57 anos, morreu em 27 de março de 2020 no pronto-socorro do município de Piracuruca após complicações da Covid-19.

Foto: Ascom/ Prefeitura de São José do Divino

O atendimento e o diagnóstico foram feitos pelo prefeito de Piracuruca, Raimundo  Alves (PSD), que é médico. 

Antônio Felicio comunicou ao gestor de Piracuruca, município próximo a São José do Divino, na quarta-feira,25, que estava com febre e dificuldades para respirar.

Raimundo Alves recomendou buscar imediato atendimento em Teresina. Antônio Felicio não seguiu a orientação. A situação se agravou e o prefeito de São José do Divino recorreu ao Pronto-Socorro de Piracuruca, onde não resistiu e foi a óbito. 

Vacina 

A vacina contra Covid-19 começou a ser aplicada no Piauí 10 meses após a primeira morte no estado. O ex-diretor da Maternidade Evangelina Rosa, Joaquim Vaz Parente, 76 anos, foi o primeiro a ser imunizado contra Covid-19 no Piauí. 

Joaquim Vaz Parente é ex-diretor da maternidade e já realizou aproximadamente  20 mil partos em toda sua vida profissional, e fez o terceiro parto da história da Evangelina Rosa. "É a primeira barreira a ser erguida contra essa pandemia", disse à época o médico.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

1ª vez sem óbito e casos 

Na noite deste domingo (27) foi divulgado um dado bastante animador. Pela primeira vez, desde a pandemia, o Piauí não registrou  novos casos de covid-19 e nem de óbito no estado, nas últimas 24 horas. O dado foi divulgado pela  Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). 

Flexibilização 

No início de março a Prefeitura de Teresina iniciou a flexibilização do uso de máscara, um dos principais itens de proteção individual contra a Covid-19. 

Em 7 de março iniciou a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos. E, nesta segunda (28), a Prefeitura de Teresina liberou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. 

Foto: Yala Sena 

Já o Governo do Piauí publicou um decreto em 25 de março desobrigando o uso da máscara apenas em ambientes abertos e semiabertos no Piauí

As medidas estão sendo adotadas porque o Piauí e Teresina apresentaram índices favoráveis quanto ao número de internações, casos e óbitos na doença. 

“Nunca estivemos em uma situação tão favorável, nesses dois anos de pandemia. Estamos em um momento privilegiado em comparação aos demais estados do Nordeste. Todos os indicadores estão em uma fase verde [...]. Estou muito lisonjeado e contente com nossa população, que nos ajudou também, seguindo as medidas dos decretos e tomando as vacinas, e esses números são um reflexo”, disse o secretário de Saúde, Florentino Neto. 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais