Cidadeverde.com
Política

Motopoliciamento vai iniciar em maio com 340 veículos, garante governadora

Imprimir
  • SOLENIDADE_PM_(19).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(17).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(16).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(15).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(12).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(11).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(10).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(9).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(8).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(7).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(6).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(5).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(4).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • SOLENIDADE_PM_(1).jpg Renato Andrade/Cidadeverde.com

As 340 novas motocicletas adquiridas pelo governo do estado vão começar a ser colocadas gradativamente nas ruas para reforçar o policiamento no Piauí até o final do mês de maio. A previsão foi dada pela governadora Regina Sousa (PT), que participou de solenidade no Quartel da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (21). 

Regina Sousa pontuou que estão sendo alinhados acerto finais de padronização e regularização dos veículos para que eles possam começar a ser utilizados. A governadora tem demonstrado grande preocupação e quem tem como prioridade dar andamento aos projetos inteiramente alinhada com órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público do Piauí (MP). 

“No final de maio já vai dar para vermos, pois as motos já estão chegando e as bicicletas já estamos negociando, pois tem que ter projeto, porque tem o Ministério Público olhando isso. Mas, em um mês já vai dar para lançar”, destacou. 

A expectativa da governadora com o projeto é de aproximar o policiamento da população, além de coibir a ação de criminosos conhecidos como lanceiros. 

O comandante da PM, coronel Scheiwann Lopes, explicou que o Batalhão de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) já está criado. Segundo ele, os agentes estão passando por um curso de formação com foco no policiamento sob duas rodas. 

“O Batalhão da Rocam, que é o de motopoliciamento já está criado. Estamos recebendo as motocicletas e não estamos colocando na rua ainda porque elas têm que ser emplacadas e os equipamentos nessa motocicleta. Enquanto estão sendo feitos esses procedimentos administrativos, estamos fazendo um estágio de patrulhamento com os policiais”, destacou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Dia de Tirandentes 

A Polícia Militar do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma solenidade alusiva com ao Dia do Tiradentes e realizou a entrega de medalhas de tempo de serviço e também do Mérito Policial “Coronel Francisco Prado Aguiar”. 

Foram condecorados com o Mérito Policial o primeiro tenente Diogo Rafael Rodrigues e o sargento Valentim Sales da Costa. Segundo Scheiwann Lopes, a honraria foi criada do durante o governo de Wellington Dias em referência ao ex-comandante de quem a medalha leva o nome. 

“É uma eleição-geral de todos os policiais e escolhemos um oficial e um praça para podermos homenagear e hoje foi a festa”, disse o comandante

Outros policiais também receberam medalhas pelo tempo de serviço prestado na PM-PI. 

Para Scheiwann Lopes a data é um dia especial para a corporação pois é uma homenagem ao patrono da PM. Segundo ele, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um exemplo e representa o sentido que, para ele, os policiais devem ter. 

“É isso que representa a Polícia Militar, somos homens e mulheres aguerridos. Por isso, homenageamos eles. É uma festa para termos a oportunidade de comemorar e homenagear nossas tropas”, pontou. 

O comandante comentou também sobre os investimentos para a PM e reforçou a intensificação de ações estratégicas. 

“São viaturas, equipamentos, coletes e agora vamos implementar a questão do planejamento estratégico, colocar o policial no lugar adequado, na hora adequada com estratégia e planejamento. Essa é nossa meta de agregar a tropa, trabalhar em conjunto e proporcionar a paz e tranquilidade para o povo piauiense”, disse. 

A Governadora Regina Sousa destacou também a importância da figura do Tiradentes para a implementação da República brasileira. 

“É o patrono da PM o que já justifica essa solenidade e é importante homenagear os policiais pelo tempo de serviço na polícia e também a homenagem com a medalha do Coronel Francisco Prado Aguiar e foi criada na gestão de Wellington Dias. Tiradentes foi um símbolo, ele foi perseguido e esquartejado, mas depois foi reconhecido, porque a luta dele naquele tempo era pela República. Era muito mais além o sentimento republicano por conta de toda a espoliação que Portugal fazia, levava toda as riquezas do Brasil. Somos todos soberanos, ninguém pode dominar ninguém”, frisou.

 

Flash Paula Sampaio 
[email protected] 

Imprimir